Nesta quarta-feira (29), a Operação Energia Limpa fez sua primeira ação de 2025 em Cáceres (225 km de Cuiabá). Nas quatro inspeções realizadas foram encontradas irregularidades. Uma pessoa foi presa e uma conduzida para delegacia da Polícia Civil da cidade. A operação conjunta entre a concessionária de energia do estado, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Polícia Civil tem como objetivo o combate ao crime de furto e fraude de energia elétrica em Mato Grosso.
No primeiro local, uma loja de venda de biquíni, foi constatado através de perícia o furto de energia elétrica. A responsável foi presa em flagrante e deve responder criminalmente.
De acordo com o artigo 155 do Código Penal, ela pode pegar de um a cinco anos de prisão. Outra situação que chamou a atenção foi uma possível fraude no medidor de uma conveniência, o proprietário um policial militar, foi conduzido para prestar esclarecimento.
O equipamento de medição de energia vai passar por perícia especializada, caso a fraude seja comprovada ele será indiciado por estelionato, de acordo com o artigo 171 do Código Penal. "As pessoas precisam se conscientizar que furto e fraude de energia elétrica são crimes, vamos apertar o cerco contra esses criminosos e acabar com a sensação de impunidade em Mato Grosso" destacou o gerente de perdas da Energisa Mato Grosso, Luciano Lima.
Esse é um crime que afeta toda a sociedade. “O recado que eu deixo pra população é pra evitar esse tipo de delito que nós estamos de olho”, explicou o delegado Matheus Prates, da DERF de Cáceres.
Em Sinop também houve operação nesse mês, com um empresário preso em flagrante pelo crime de furto de energia. Até o momento mais de 100 locais estão sendo monitorados pelo núcleo de inteligência da concessionária de energia e a Operação vai acontecer em todo Mato Groso.
pobre sofrido
Quinta-Feira, 30 de Janeiro de 2025, 11h30EFA FORTE
Quinta-Feira, 30 de Janeiro de 2025, 10h13