Duas pessoas que emprestavam contas bancárias para receber valores de golpes cometidos por meio de sites de compra e venda pela internet foram presas em flagrante pela Polícia Civil, na segunda-feira (5) em ação realizada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Primavera do Leste (231 km ao sul de Cuiabá) em parceria com a 1ª Delegacia de Rondonópolis (212 km ao sul da Capital). Os suspeitos, de 18 e 29 anos, moradores de Primavera do Leste confessaram o envolvimento no golpe e foram autuados em flagrante pelo crime de estelionato.
As investigações iniciaram após a vítima registrar boletim de ocorrência na 1ª Delegacia de Rondonópolis informando que foi vítima de um golpe de estelionato durante a compra de uma motocicleta. Segundo o comunicante, ele viu o anúncio de uma motocicleta XRE na rede social Facebook e comprou o veículo por R$ 10 mil, valor que foi transferido por pix.
Somente após os fatos, a vítima descobriu que caiu no golpe do falso intermediador, quando o golpista “clona” o anúncio, para negociar o veículo e em seguida pede que o pagamento seja realizado por meio de transferência do valor para a conta de um terceiro.
Iniciadas as investigações, foi descoberto que a conta bancária para qual o valor foi transferido era da cidade de Primavera do Leste. Diante da informação, os policiais da 1ª DP de Rondonópolis entraram em contato com a equipe da Derf do município, que iniciou as dilgiências econseguiu localizar o dono da conta.
Questionado, o suspeito confessou o envolvimento no crime e disse que emprestou a conta mediante a promessa que receberia uma peça de veículo (para-choque) em troca do favor. Em continuidade as diligências, os policiais identificaram outro suspeito envolvido no crime e que também teria recebido valores em sua conta bancária.
Em conversa com os policiais, o suspeito disse que algum tempo empresta sua conta bancária para integrantes de um grupo criminoso atuante em Rondonópolis e troca recebia parte dos valores recebidos.
Diante das evidências, os dois suspeitos identificados foram conduzidos à Derf de Primavera do Leste, onde após serem interrogados foram autuados em flagrante pelo crime de estelionato.