A família da adolescente Heloysa Maria de Alencastro, de 16 anos, morta estrangulada a mando do padrasto Benedito Anunciação de Santana, de 40 anos, se manifestará após a conclusão do inquérito policial. A estudante foi assassinada na noite da última terça-feira (22) dentro da casa onde morava, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, e teve seu corpo desovado em um poço numa região de mata no bairro Ribeirão do Lipa, na capital.
Em nota, os familiares destacam a profunda dor pela morte da jovem e cobram justiça. "Neste momento de profunda dor, a família da jovem Heloysa Maria decidiu esperar a conclusão do inquérito policial para se manifestar. Acreditamos no trabalho das autoridades policiais envolvidas no caso e aguardaremos o término das investigações. Pedimos, neste momento, que seja preservado o nosso luto. É uma dor que destrói e nos paralisa. Lutaremos por Justiça", escreveram.
Benedito, que era gerente de Transportes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação (Seciteci), convidou seu filho Gustavo Benedito, de 18 anos, e dois menores, um de 17 e outro de 16 anos, para participar do crime. Heloysa e sua mãe foram vítimas de criminosos que simularam um roubo na casa onde residiam, fugindo em um carro modelo HB20 com a adolescente.
A intenção do mandante do crime era que ambas fossem mortas, mas a mãe demorou a chegar em casa. A mulher foi espancada e precisou ser levada para atendimento médico, enquanto Heloysa foi encontrada morta no bairro Ribeirão do Lipa.
O perito que esteve na cena do crime, Manoel Messias, afirmou que a vítima morreu por asfixia, utilizando um cabo USB. “Havia marcas no pescoço condizentes com esse tipo de cabo, semelhantes aos que encontramos em outra residência no mesmo bairro. Encontramos muitos desses cabos no local, assim como documentos da vítima", relatou.
O delegado Guilherme Bertoli, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva), declarou que, embora a Polícia Civil tenha sido acionada para investigar um roubo, essa possibilidade foi descartada após as análises realizadas no local do crime. Além disso, verifica-se, por meio de câmeras de segurança, que o namorado da mãe da adolescente esteve na residência duas vezes numa picape Fiat Toro (veículo oficial do Estado) levando os criminosos.
“Os elementos apontavam que, como não havia arrombamento na casa, havia indícios de que ele teria levado os suspeitos para dentro da residência. A equipe analisou o local e constatou que não era possível o acesso pelos fundos, e não houve violação nas entradas, o que reforçava essa suspeita. A partir disso, o suspeito foi conduzido à delegacia. Paralelamente, mantivemos contato com as equipes da Polícia Militar que estavam em diligências. Em uma dessas operações, foi realizada a detenção do primeiro adolescente infrator, que confessou a autoria do crime e indicou a participação do namorado da vítima e do filho dele na ação criminosa”, explicou o delegado.
Na madrugada do crime, o namorado da vítima e seu filho, de 18 anos, foram presos, assim como um adolescente foi apreendido. Por volta das 13h desta quarta-feira (23), policiais do 10º Batalhão apprehenderam um quarto envolvido, também menor de idade.
As câmeras de segurança da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leblon, em Cuiabá, mostram quando Benedito Anunciação de Santana, de 40 anos, chegou ao local com sua namorada, Suellen de Alencastro. Suellen estava em uma cadeira de rodas, sendo empurrada pelo prefeito Abílio Brunini (PL). Dissimulado, Benedito permaneceu ao lado dela enquanto recebia atendimento.
Mauro
Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025, 08h38Wilson
Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025, 08h21