Em ação policial digna de filme, com direito à fuga pelo telhado, duas pessoas foram presas por furto de energia nesta quarta-feira (6), em Cuiabá: um por encomendar e o outro por executar o crime. Uma viatura policial percorria as ruas do bairro Coophamil, quando foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) após denúncia anônima. O acusado de realizar a ligação clandestina foi flagrado numa escada manipulando a fiação do poste que abastece as quitinetes do acusado de ser o mandante.
Questionado sobre o que estaria fazendo ali, ele alegou que “estava mexendo em sua internet” e que voltaria à residência para averiguar se o serviço havia retornado. Neste momento, ele aproveitou para se esconder e não atendeu mais os policiais.
Cientes da situação, os militares deram uma volta na quadra para despistar. Ao voltar, a equipe se deparou com ele guardando a escada que auxiliou no crime. Na hora, os policiais deram voz de prisão, mas ele correu para dentro do imóvel e se escondeu no telhado.
A equipe solicitou apoio de outros viaturas para encontrar o suspeito, que logo foi localizado e conduzido à delegacia. Durante a apuração, os policiais conseguiram contato com o proprietário da kitinete, que admitiu ter contratado o suspeito para realizar o furto de energia. E revelou que o rapaz é conhecido como o “gateiro” da região — responsável por realizar as ligações clandestinas que furtam energia elétrica. O mandante do crime também foi conduzido à delegacia. Agora, ambos irão responder pelo crime de furto de energia.
Segundo a analista de combate a perda da Energisa MT, Maria Luisa Santos, as prisões reforçam o cerco fechado contra esse crime em Mato Grosso. “O artigo 155 do Código Penal trata do crime de furto e prevê a reclusão de até quatro anos, além de multa. Quem furta energia é criminoso e eles serão tratados assim, com o rigor da lei. Temos operações integradas nas ruas todos os dias para combater os fraudadores”, afirmou.
Energia Limpa
A concessionária de energia, em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança do Estado, intensificou desde o ano passado as fiscalizações e operações em residências, comércios e indústrias que apresentam incoerência no consumo. O combate ao furto de energia avançou por todo o estado, com prisões e ações de combate em diversos locais.
A Operação Energia Limpa já realizou, somente neste ano, mais de 120 operações em todas as regiões do estado, com mais de 60 prisões.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais de atendimento. São eles:
WhatsApp (Gisa): (65) 99999-7974
Aplicativo Energisa On
Site: energisa.com.br
Call Center: 0800 646 4196
Eletricista
Quinta-Feira, 07 de Agosto de 2025, 13h36