Um cachorro da raça husky siberiano foi resgatado com sinais de maus-tratos em uma casa no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, no sábado (5). O resgate foi feito pelo vereador Wender Madureira Filho e pela Guarda Municipal, após receberem um vídeo do animal sendo agredido com um cinto.
Quando questionado pelos agentes, o tutor alegou que ameaçou o cachorro, mas negou as agressões. Ele foi notificado e deve responder por crime de maus-tratos.
No entanto, segundo a Guarda, ele não foi preso porque estava sozinho em casa com o neto, uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Profissionais do Centro de Controle de Zoonoses constataram diversas lesões na pele do cachorro.
O animal foi levado para um lar temporário no município, onde deve se recuperar dos ferimentos. Segundo o vereador, além das agressões, o animal ficava por horas sem acesso à água.
O caso será investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).
Maus-tratos, abuso e violência contra animais são crimes previstos por lei. A pena para quem praticar o crime contra cães ou gatos é de dois a cinco anos de prisão, multa e perda da guarda do animal. Em caso de morte, a pena poderá ser acrescida de 1/3 a 1/6 e a multa pode variar de um a 40 salários mínimos.
Cuiabano
Segunda-Feira, 07 de Julho de 2025, 13h19BOTELHO PINTO
Segunda-Feira, 07 de Julho de 2025, 13h10