Polícia Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 10h:04 | Atualizado:

Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 10h:04 | Atualizado:

PASSEIO FATAL

Idoso escorrega em cachoeira e morre em queda de 80 metros em MT

Homem de 63 anos trabalhava em mineradora

ALEXANDRA LOPES
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Jose sergio fraga.jpg

 

O gerente de manutenção da Nexa Resources, José Sergio Fraga, de 63 anos, morreu após cair de uma cachoeira enquanto fazia uma trilha em Aripuanã (976 km de Cuiabá), neste domingo (20). O idoso realizava a trilha na companhia de familiares e amigos quando, ao se aproximar da borda da cachoeira, escorregou e despencou de uma altura de cerca de 80 metros.

A Nexa Resources, empresa do ramo de mineração e metalurgia, lamentou a morte do colaborador. No texto, a empresa informa que José exercia a função de líder de manutenção na unidade de Aripuanã.

De acordo com informações preliminares, Fraga estava em passeio com familiares e amigos quando sofreu uma queda de aproximadamente 40 metros na Cachoeira Dardanellos, um dos principais pontos turísticos da cidade. Equipes do Corpo de Bombeiros e voluntários atuaram nas buscas, mas, devido à difícil acessibilidade do local, o resgate foi desafiador.

O corpo foi localizado horas depois. Em nota, a Nexa  informou estar prestando todo o suporte necessário aos familiares do colaborador. 

Segundo o Corpo de Bombeiros,  o corpo de José foi resgatado pela equipe da 14ª Companhia Independente Bombeiro Militar. A corporação foi acionada por volta das 10h, após receber informações de que a vítima teria escorregado e caído acidentalmente da parte superior da cachoeira, com cerca de 80 metros de altura, desaparecendo nas águas da parte inferior.

Ao chegar ao local, os bombeiros militares constataram que a área apresentava acesso extremamente difícil. Foi necessário empregar técnicas de salvamento em altura para realizar a descida da equipe de mergulhadores pela própria cachoeira, com o objetivo de alcançar a base da queda-d’água. Para isso, foram montadas duas linhas de rapel, sendo uma delas dedicada exclusivamente à segurança da operação. Também foi solicitado o fechamento temporário das comportas da usina hidrelétrica existente no local, garantindo condições seguras para o início das buscas, que começaram por volta das 17h30 e se estenderam até as 21h30. 

Ao todo,  foram  quatro horas e meia de operação em que a equipe enfrentou dificuldades como correnteza forte, profundidade irregular e baixa visibilidade, o que exigiu técnica apurada e cautela redobrada.

O corpo da vítima foi localizado submerso e retirado a nado por cerca de 150 metros até uma trilha de acesso. A remoção final foi realizada com o apoio de policiais militares, em um percurso de aproximadamente 200 metros por dentro da mata.

Após o resgate, o corpo foi entregue à Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis.

NOTA

A Nexa Resources, por meio de nota oficial à imprensa, comunicou com profundo pesar o falecimento de José Sérgio Fraga, de 62 anos, colaborador que exercia a função de líder de manutenção na unidade de Aripuanã. O acidente ocorreu neste domingo, 20 de julho de 2025, durante uma atividade de lazer, fora do horário e do ambiente de trabalho, em uma região de cachoeiras no município.

De acordo com informações preliminares, Fraga estava em passeio com familiares e amigos quando sofreu uma queda de aproximadamente 40 metros na Cachoeira Dardanellos, um dos principais pontos turísticos da cidade. Equipes do Corpo de Bombeiros e voluntários atuaram nas buscas, mas, devido à difícil acessibilidade do local, o resgate foi desafiador. O corpo foi localizado horas depois.

Em nota, a Nexa expressou solidariedade e informou estar prestando todo o suporte necessário aos familiares do colaborador. “Neste momento de dor, a Nexa se solidariza com os familiares, amigos e colegas de José Sérgio, e informa que está prestando todo o suporte necessário à família. Reforçamos nosso compromisso com o respeito e o cuidado com as pessoas”, diz o comunicado.

José Sérgio Fraga era reconhecido por seu profissionalismo e dedicação, sendo bastante querido entre os colegas de trabalho e na comunidade local. Sua morte comoveu familiares, amigos e companheiros de profissão, que prestaram homenagens nas redes sociais e durante o velório.

O sepultamento será realizado em Aripuanã, em cerimônia reservada à família e amigos mais próximos.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Rodasnepervil

    Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025, 11h14
  • Muita gente com a obsessão de querer impressionar a plateia ignora as normas de segurança e gostam de desafiar o perigo. Com um simples vacilo a pessoa perde a vida de forma trágica.
    4
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet