19 de Fevereiro de 2020,

Polícia

A | A

Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2014, 08h:39 | Atualizado:

SUNSET BOULEVARD

Laudo aponta falhas na implantação da rede de energia de edifício

PREDIO-FOGO.jpg

 

O laudo de vistoria do edifício Sunset Boulevard identificou que um problema interno, de responsabilidade da construtora Plaenge, foi responsável pelo incêndio que atingiu o prédio no dia 14 de outubro. O problema que originou o incêndio ocorreu na instalação do sistema elétrico do edifício. 

Foi descartada a hipótese de que o curto-circuito que originou o incêndio tenha se iniciado em algum apartamento. “Os dados obtidos nesta vistoria são indicativos da ocorrência de uma falha própria da instalação, não relacionada a fatores externos, sobrecarga, ou por algum curto-circuito com origem em algum apartamento”, diz trecho d o laudo.

A vistoria foi realizada pela empresa Proseg Engenharia, vinculada a Sul América Seguros. A zeladora, o síndico do edifício e um engenheiro contrato pelo condomínio acompanharam os trabalhos. A Plaenge foi comunicada a enviar um técnico para acompanhar os trabalhos, mas não enviou representante. 

Segundo o laudo, entre o 7º e 10º andar estão mais concentrados os danos na rede elétrica do condomínio. Relatos de moradores do dia do fato apontavam que o incêndio iniciou no 7º andar. O laudo apontou que nestes andares indicavam a ocorrência de “contato elétrico entre cabos das prumadas e bordas das caixas”, que pode ter sido uma das causas do incêndio.

“Nessa ocorrência houve a corrente de curto-circuito, com intensidade decorrente limitada pela própria resistência de aterramento de instalação e a resistência do trecho de cabos, afetando os cabos no trecho a montante por efeito joule e os cabos a justante, por calor irradiado na chaminé que se formou pela própria característica construtiva da instalação”.

O laudo cita ainda falhas da construtora em algumas instalações da rede elétrica, que podem ter também interferência no incêndio. “Outros aspectos construtivos relevantes estão associados ao sistema de fixação dos cabos, com amarração em arame entre si e as pontas de ferro presas na alvenaria e em parte inseridos em eletrodutos tipo mangueira plástica de cor marrom, que apresentam características termoplásticas, com intenso derretimento pelo calor”, aponta trecho do laudo. 

Segundo o relatório, este tipo de falha já havia sido alertado pela própria construtora ao condomínio para que fosse necessário o recall do sistema elétrico do local, em agosto deste ano.

Os danos causados pelo incêndio atingiram boa parte do edifício. As redes de alimentação elétrica dos apartamentos, elevadores, sistema de incêndio, luz piloto, telefonia e até a parte térrea do condomínio. O levantamento do prejuízo deve ser feito mediantes a orçamentos a serem solicitados pelo próprio condomínio, ou pela construtora Plaenge.

De acordo com o laudo, a empresa responsável pela construção pode ser responsabilizada a arcar com os prejuízos. “Há elementos de ressarcimento a ser pleiteado junto à construtora Plaenge”, diz o laudo.  

INCÊNDIO

O incêndio que atingiu o edifício Sunset Boulevard começou ainda na madrugada do dia 14 de outubro. Alguns moradores conseguiram descer rapidamente e aguardaram o controle do fogo pelo Corpo de Bombeiros.

Todavia, algumas famílias ficaram "presas" nos apartamentos e precisaram ser resgatadas pelos Bombeiros e Polícia Militar, que utilizaram de técnicas de rapel, escada magirus e até o helicópetro para retirá-los.

Somente após o resgate, os bombeiros atuaram no combate as chamas e a fumaça química emitida no incêndio. 

laudo-1.jpg

 

laudo-2.jpg

 

laudo-3.jpg

 

VEJA MAIS

Moradores do Sunset querem laudo prévio

Plaenge se recusa a oferecer auxílio para famílias

Moradores interditam avenida por abandono de construtora de prédio

Imagens mostram estragos causados por incêndio em prédio de Cuiabá

Plaenge não presta assistência a moradores; 2 estão internados

Documento mostra que Plaenge previu incêndio em edifício de luxo 

Prédio é interditado e passou por "recall" elétrico há 2 meses 

Após resgate de moradores, Bombeiros ainda combatem fogo

Bombeiros resgatam moradores e incêndio em prédio é controlado

Curto circuito provoca incêndio em prédio de luxo em Cuiabá

Nota de esclarecimento da construtora Plaenge

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS