Polícia Segunda-Feira, 14 de Abril de 2014, 10h:59 | Atualizado:

Segunda-Feira, 14 de Abril de 2014, 10h:59 | Atualizado:

LEI SECA

Operação autua 55 motorista por dirigirem embriagados

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

leiseca.jpg

 

Cinquenta e cinco motoristas foram autuados por cometer infrações no trânsito, na operação Lei Seca”, realizada na MT 251, km 16, na estrada que liga Cuiabá ao município de Chapada dos Guimarães, no início da noite de domingo (13.04). Do total, 22 motoristas  estavam sob efeito de álcool e sete foram presos em flagrante por ultrapassar o limite de 0,34mg/l. Eles foram encaminhados ao Plantão Metropolitano e responderão por crime de embriaguez ao volante.

Na quinta edição da operação, 319 motoristas foram submetidos a testes etilômetro (bafômetro), que permite determinar a concentração de bebida alcoólica em uma pessoa, analisando o ar exalado dos pulmões. Os testes foram realizados por  equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, que fez 169 testes de alcoolemia, Polícia Rodoviária Federal, com 82 testes, e Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), com 68. Também foram recolhidas 21 carteiras de habilitação (CNH), 11 Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e 5 veículos removidos, sendo 4 carros e 1 motocicleta, ao pátio da Secretaria Municipal de Trânsito (SMTU).

O coronel Átila Wanderley da Silva, secretário executivo do GGI, informou que foram averiguadas todas as situações dos condutores e dos veículos e encontradas contravenções como licenciamento de veículo atrasado e dirigir sem a CNH. “Percebemos que há um comprometimento cada vez maior por parte das instituições envolvidas e temos observado que há muito a caminhar ainda para que se alcance uma mudança de cultura do condutor, pois muitos ainda dirigem sob efeito de álcool colocando em risco a vida de outras pessoas, cometendo crimes”, avaliou o coronel.

O delegado Christian Alessandro Cabral também acredita que é necessário uma mudança de postura do condutor. “Estamos próximo de completar 3 meses da operação e o que percebemos é que as pessoas estão mais temerosas de beberem  quando estão dirigindo, por medo de caírem na blitz. No entanto, o número de pessoas que bebem e dirigem ainda é muito grande”, frisa.

O delegado também observou que tem reduzido o número de acidentes com vítimas nos finais de semana.

A operação “Lei Seca” é coordenada pelo  Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia de Delitos de Trânsito, da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Corpo de Bombeiros Militar,  Ministério Público Estadual e Associação dos Deficientes.

operação Lei Seca tem caráter permanente. Foi lançada em fevereiro, deste ano, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, em parceria com outros órgãos municipal, federal e estadual. Barreiras são montadas em pontos estratégicos da cidade para evitar a prática do crime e conscientizar os motoristas sobre o risco da mistura, álcool e direção.

DADOS

De janeiro a março deste ano, a Secretária de Estado de Segurança Pública, por meio dos órgãos de fiscalização de trânsito, como o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, registraram 1.034 infrações de trânsito em Cuiabá e 334 na cidade de Várzea Grande. Os delitos maiores são os acidentes com danos materiais, sendo 590 em Cuiabá e 171 em Várzea Grande. O número de vítimas lesionadas também é considerado alto. Foram 388 lesões corporais culposa na direção de veículo na Capital e 128 em Várzea Grande. No período foram registrados 9 vítimas fatais (homicídio culposo) em Cuiabá e 20 em Várzea Grande. 

 





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Jackson

    Segunda-Feira, 14 de Abril de 2014, 16h25
  • Eu estava voltando de Chapada com um casal de primos, espanhóis que mora na Inglaterra há 40 anos, e ele ria da situação, dizendo que se tivesse ocorrido lá, no dia seguinte o secretário teria de que ir à público dar explicações, e sem qualquer dúvida perderia o cargo. Ai, para completar o nosso padrão FIFA Cuiabano de recepção, além da incompetência dos buracos, obras incompletas, teremos o espetáculo da incompetência dos barnabés, os que acreditam que tudo é resolvido em gabinete com ar condicionado e salário garantido no final do mês. Patético.
    0
    0



  • ALZINO BERNARDES DA SILVA

    Segunda-Feira, 14 de Abril de 2014, 15h45
  • SE TIVESSEM COMPETENCIA, ESTARIAMOS APLAUDINDO A OPERAÇÃO E OS BONS RESULTADOS SIM. MAS FIZERAM UMA VERDADEIRA PALHAÇADA, ISSO É O NOME MAIS APROPRIADO. PARABENS SR. CORONEL INCOMPETENTE!!! SENHOR SECRETARIO DA SMTU/CBA. E O GOVERNADOR DEVERIA PEDIR EXPLICAÇÕES, SOBRE AS REPERCUÇÕES NEGATIVAS DESSE TIPO DE VEXAME.
    1
    0



  • ALZINO BERNARDES DA SILVA

    Segunda-Feira, 14 de Abril de 2014, 15h38
  • APROVEITARAM PRA DAR UMA PROVA DE INCOMPETENCIA DO SECRETARIO MUNICIPAL DE TRASP. URBANOS E DO COMANDANTE DA PRE/MT. FIZERAM DE PALHAÇO, OS CONDUTORES QUE PASSARAM PELA MT 251 E PELA ESTRADA DO MANSO, ONTEM A TARDE. NÃO SOMOS CONTRA A APLICAÇÃO A LEI E PUNIÇÃO DOS INFRATORES. SOMOS CONTRA, SÃO AOS ABUSOS E A INCOMPETENCIA PARA FAZER A OPERAÇÃO, O MODUS OPERANDI, A FORMA. OS CONGESTIONAMENTOS CHEGARAM A MAIS DE 15 KM NAS DUAS RODOVIAS. CHAPADA/MANSO. NÃO PRECISAVA DE NADA DISSO. PRA AUTUAR 22 PESSOAS. FALTA DE VERGONHAS, DOS ORGANIZADORES E EXECUTORES DA OPERAÇÃO. FAMILIAS INTEIRAS, FICARAM DE REFENS DESSES INCOMPETENTES. MAS VAMOS LEMBRAR DISSO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, VIU SECRETARIO? O SR., VAI VIR PEDIR VOTOS NOVAMENTE. VOU TE LEMBRAR DA SUA INCOMPETENCIA.
    1
    0



  • LINCOLN

    Segunda-Feira, 14 de Abril de 2014, 14h52
  • Mais de 2hs numa fila de 20km pra fazerem 169 testes de bafometro e autuarem 55 motoristas? Estragaram o domingo de milhares de pessoas, desperdiçando tempo, energia, combustível de milhares de carros, geraram poluição em excesso, transtornaram pessoas que perderam avião e ônibus para \"apreenderem 4 carros e uma moto\" ? Moro a 22 anos em chapada e o dia em que a viagem até Cuiabá foi mais demorada foi o dia em que o Estado resolveu fazer o que faz de pior: ser o Estado ! Operação-Teatro merecia um Oscar pela atuação dos amarelinhos figurantes que só fizeram numero; pelo Batalhão de Transito pelos efeitos-especiais e pela atuaçao cocô-adjuvante da imprensa que depois que foi embora o circo foi desmontado. Troféu CABEÇA-DE-BAGRE ao senhor coronel do pomposo gabinete de gestão integrada (GGI) por deixar crianças e idosos por mais de 2 horas confinados em carros sendo que os motoristas bêbados faziam a volta e retornavam pro boteco mais próximo ou cediam o volante aos colegas menos alcoolizados.
    2
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet