O paciente Raimundo de Sousa Almeida, de 59 anos, que estava internado desde quinta-feira (15) em uma sala usada como depósito na Policlínica do Coxipó, em Cuiabá, foi transferido para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) nesta segunda-feira (19). Ele é diabético e aguarda uma cirurgia para amputar um dedo do pé.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disse que o paciente já está regulado para fazer o procedimento cirúrgico e que estava na policlínica devido à falta de vaga no HMC. Com a transferência, segundo a secretaria, a cirurgia deve ser realizada em breve.
De acordo com a filha de Raimundo, Kamyla Silva de Sousa Medeiros, o pai foi internado na policlínica na semana passada, no entanto, após a reclamação de outros pacientes por causa do odor da ferida que estava no pé dele, os funcionários da unidade o encaminhou para uma área isolada.
A sala em que Raimundo ficou por quatro dias não tinha banheiro e, segundo a filha, poucos funcionários passam pelo local. Segundo a secretaria de Saúde, o local é uma sala usada para fazer inalação de aerossol.
Raimundo trabalha como autônomo na capital e teve um calo no pé. Devido à diabete, o ferimento demorou para cicatrizar e a família decidiu levá-lo ao médico. Na mesma policlínica, a equipe médica realizou um procedimento no pé do paciente e o mandou para casa.
Dias depois, segundo a família, Raimundo teve uma piora e voltou para a unidade de saúde, onde esteve internado até esta segunda-feira.