Com avanço das facções criminosas em todo o país, principalmente o Comando Vermelho em Mato Grosso, virou rotina escutar da própria população que vai “acionar o CV” para “resolver” problemas como furtos, traições amorosas e até “fofocas” de bairro. No entanto, essa prática foi duramente abominada pelo delegado Hércules Batista Gonçalves, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Em coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (20) para dar detalhes da Operação Aqcua Ilícita, deflagrada com o objetivo de combater a extorsão e a lavagem de dinheiro por meio do Comando Vermelho, que vinha prejudicando comerciantes de água mineral e aumentando os preços para os consumidores, Hércules criticou o clamor popular por faccionados.
“Ah, eu vou denunciar [ao CV] porque o fulano fez um furto. Eles vão lá dar o salve nessa pessoa que fez o furto sem nenhum contraditório. E se ela não fez? E se o cara não bateu na esposa e tomou um salve? Porque não tem um contraditório. O Estado está aí para dar proteção. Se cometer um crime, leva ao julgamento, é feita a denúncia, ele tem todo o direito de se defender, pode ser condenado ou inocentado”, explicou o delegado.
Os “salves” – isto é, as sessões de tortura – são advertências dadas pelos membros das facções criminosas. Geralmente são ordenados pela ‘liderança’ do bairro a quem tenha descumprindo regras ou ordens do grupo criminoso. Há situações peculiares como quando os criminosos fazem as vítimas escolherem outra punição ao invés das agressões. Em Nova Monte Verde, o CV fez uma mulher escolher entre carpir um lote ou levar 40 golpes de mangueira.
Diante disso o delegado lamentou que a população “idolatre” esse tipo de atitude. Batista ainda criticou a comoção em torno das mortes de membros das facções. “A partir do momento que a população lamenta uma situação dessa, é perigoso. O discurso é que amanhã vai pagar mais pelo gás? Amanhã vai pagar mais pela internet? Amanhã vai pagar mais pela água? Se isso continuar, provavelmente”, desabafou.
Salas
Domingo, 23 de Março de 2025, 15h56Gina Indelicada
Domingo, 23 de Março de 2025, 11h08Cidadão de bem
Domingo, 23 de Março de 2025, 06h57Antonio
Domingo, 23 de Março de 2025, 06h55Cidadão de bem
Domingo, 23 de Março de 2025, 06h50JOSEH
Domingo, 23 de Março de 2025, 01h02Alencar
Sábado, 22 de Março de 2025, 23h20Regis
Sábado, 22 de Março de 2025, 22h38Mauricio
Sábado, 22 de Março de 2025, 22h07