Polícia Quinta-Feira, 15 de Maio de 2025, 15h:06 | Atualizado:

Quinta-Feira, 15 de Maio de 2025, 15h:06 | Atualizado:

OPERAÇÃO OLHOS FECHADOS

PF prende 2 caciques em MT por lucrarem com garimpos

Lideranças indígenas recebiam para liberar garimpagem em reservas

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

operacao terra indigena.jpg

 

A Polícia Federal  (PF) deflagrou nesta quinta-feira (15), a Operação Olhos Fechados, para combater os crimes de desmatamento, garimpagem ilegal, usurpação de bens da união, além de associação criminosa, na Terra Indígena Sete de Setembro, situada nos estados de Rondônia e Mato Grosso. A ação teve apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai). 

Em relação às ordens judiciais expedidas pela Vara Única da Subseção Judiciária Federal de Juína (735 km de Cuiabá), foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão (dois deles em desfavor de caciques), sendo que duas pessoas estão foragidas. Além disso, foi realizada uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e dado cumprimento a um mandado de prisão que constava em aberto.

As investigações se iniciaram após incursão realizada no território protegido, quando, após fiscalização na área de garimpo ilegal, as equipes encontraram resistência do cacique de uma das aldeias que dá acesso ao garimpo.

Em 2024 outras incursões e diligências foram realizadas, possibilitando a arrecadação de elementos que indicaram possível envolvimento de indígenas na atividade ilegal, além da respectiva participação nos lucros obtidos com o garimpo. Verificou-se, ainda, a expansão da área de garimpo, tendo em vista o trabalho ativo de garimpeiros no local.

A ação busca apurar o possível envolvimento de lideranças indígenas ao “fecharem os olhos” para a ilegalidade em troca de vantagens financeiras dificultando ainda o trabalho da polícia na arrecadação de elementos informativos e na lavratura de flagrantes.

 





Postar um novo comentário





Comentários (5)

  • XINELÃO NA ÁREA

    Quinta-Feira, 15 de Maio de 2025, 16h40
  • Alguma dúvida de envolvimento de indigenas na garimpagem e extração ilegal de madeira?? Nenhuma surpresa!
    1
    0



  • Comentarista

    Quinta-Feira, 15 de Maio de 2025, 16h12
  • Esse é o real motivo para as brigas em favor das demarcações de terras indígenas. A realidade não é PROTEGER OS ÍNDIOS, mas sim, acobertar as falcatruas que existem dentro das reservas, principalmente a exploração de minérios e madeira. O resto, é só conversa fiada.
    0
    1



  • Vander

    Quinta-Feira, 15 de Maio de 2025, 16h09
  • Tadinho, índios são como crianças, não sabem o que fazem.
    1
    0



  • Cacique

    Quinta-Feira, 15 de Maio de 2025, 15h56
  • Índio quer Hilux e Starlink
    0
    2



  • guaraná ralado

    Quinta-Feira, 15 de Maio de 2025, 15h40
  • VIVA O FUNAI !!! CULPA DO BOZO, CADEIA NO BOZO, VIVA O GOVERNO DO AMOR LULAAAAAA
    1
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet