Uma festa clandestina que acontecia no município de Guiratinga (328 km de Cuiabá) foi fechada por policiais militares na noite deste sábado (29) e 21 pessoas foram detidas. O flagrante foi registrado no bairro Santa Maria Bertilla, por volta das 23h30. O evento, com a participação de menores de idade, era realizado na Praça Célia Maria Soares Orione, e foi alvo de várias denúncias de moradores.
No local, de acordo com o relato contido no boletim de ocorrência confeccionado pela Polícia Militar, os participantes faziam o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e se aglomeravam sem qualquer preocupação com as medidas de distanciamento e de biossegurança recomendadas para evitar a propagação do coronavírus, causados da Covid-19. A doença já matou mais de 459 mil pessoas no Brasil, sendo 10.877 óbitos em Mato Grosso.
Conforme a Polícia Militar, as 21 pessoas conduzidas para a delegacia não utilizavam máscaras faciais, objeto cujo uso está regulamentado em decretos estaduais e municipais, como necessário em locais públicos e privados que reúnem várias pessoas.
Por este motivo, as pessoas detidas serão notificadas e multadas por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Diversas viaturas da PM foram mobilizadas para atender o caso. A Prefeitura de Guiratinga também disponibilizou uma van para levar os detidos para a delegacia.
Além da Polícia Militar, também foram mobilizadas equipes da Polícia Civil, Secretaria Municipal de Vigilância Epidemiológica e Conselho Tutelar, para proceder com as providências envolvendo menores de idade.