Cinco pessoas foram autuadas pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derfva), da Polícia Judiciária Civil, que também recuperou dois veículos e objetos roubados. A ação foi desencadeada, na quarta-feira (26.03), em Cuiabá.
Foram presos Ygor Silva Guimarães, 21, pelo crime de roubo, seu comparsa, o adolescente L.S.S., 17, por ato infracional análogo a roubo. Já Alexandre Oliveira Queiroz de Souza, Joacir dos Santos Silva e Rafael Ferreira Machado de Melo, todos maiores idade, foram autuados em flagrante por receptação, sendo Rafael responderá ainda falsificação de documentos e adulteração de sinal identificador de veículo.
O primeiro veículo recuperado foi tomado de assalto no dia 18 de março, quando um casal comunicou à polícia que teve um veículo Wolksvagem Gol, preto, além de um aparelho celular, um notebook, e uma Tv LCD, roubados.
Uma semana depois, no dia 25 de março, as vítimas viram um dos suspeitos dirigindo um veículo semelhante, na Avenida Carmindo de Campos. As placas foram anotadas e repassadas aos policiais, que em checagem apuraram que o carro pertencia a uma locadora e, então solicitaram os dados do suspeito à empresa, possibilitando a identificação de Ygor Silva Guimarães.
Em diligências até a residência, os policiais encontraram o suspeito em posse das chaves do carro. Ygor assumiu a autoria do roubo e conduziu a equipe policial até o local onde estava escondendo o veículo. Ele também informou o comparsa no roubo, um jovem de 17, e os dois receptadores para quem vendeu outros pertences da vítima.
O menor foi apreendido em posse do celular roubado, o notebook estava uso por Joacir, que também foi recuperado. O suspeito Alexandre Oliveira Queiroz de Souza confessou que adquiriu um Televisor LCD de Ygor, mas alegou que teria vendido o produto para terceiros.
Joacir e Alexandre responderão pelo crime de receptação. Os dois foram interrogados e liberados mediante recolhimento de fiança. O adolescente foi liberado para responder em liberdade por ato infracional análogo a roubo. O suspeito Ygor também irá responder o inquérito de roubo em liberdade, já que estava fora de flagrante. Na Delegacia, as vítimas efetuaram o reconheceram os dois assaltantes.
O segundo veículo, uma Fiat Strada, foi recuperado com apoio de informações repassadas a Delegacia de que um homem estaria comercializando um carro roubado, na rodoviária de Cuiabá. Uma equipe começou a monitorar a negociação, resultando na detenção de Rafael Ferreira Machado de Melo e apreensão do veículo.
Em checagem, as placas utilizadas não conferiam com as características do carro e o chassi apresentou um registro de roubo ocorrido no dia 13 de março, em Várzea Grande. Rafael negou a autoria do roubo e não foi reconhecido pela vítima. Ele foi autuado por receptação e ainda responderá por falsificação de documentos e adulteração de sinal identificador de veículo.
Os veículos foram restituídos aos proprietários mediante apresentação da documentação.