A técnica de enfermagem Ana Paula Ferreira, de 46 anos, e seu filho Marco, a médica Maria Eduarda Catuta Martins, de 29 anos, e a estudante de Direito Eileen Naiely, de 25 anos, estão entre as vítimas do acidente fatal registrado no quilômetro 648 da BR-163, envolvendo um ônibus de turismo e uma carreta, na noite desta sexta-feira (8), em Lucas do Rio Verde (332,9 km de Cuiabá).
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso atuou mais de 3 horas durante o trabalho de resgate das vítimas.
O coronel Fernando Duarte Santana, comandante do 3º Comando Regional de Bombeiros Militar (CRBM-3), lamentou o acidente e a perda das famílias que tiveram vítimas fatais.
Ele explicou que a operação exigiu uma resposta rápida e integrada entre as equipes de emergência, diante da complexidade do acidente.
“Essa foi uma das maiores mobilizações de resgate que enfrentamos neste ano aqui na região. Montamos um ponto de triagem no local para identificar rapidamente as vítimas em estado mais grave, garantindo atendimento prioritário e transporte imediato para unidades de saúde. A atuação integrada foi essencial para evitar ainda mais perdas. Infelizmente algumas pessoas não resistiram e quero deixar meus sentimentos às famílias dessas vítimas”, afirmou o coronel.
A corporação foi acionada por volta das 22h30 para atender a uma colisão frontal entre um ônibus e uma carreta. Ao chegar ao local, as equipes constataram se tratar de uma ocorrência com múltiplas vítimas. O ônibus transportava pelo menos 51 passageiros, enquanto a carreta estava carregada com algodão. Nove pessoas morreram no local.
Diante da gravidade do acidente e do elevado número de vítimas, foi necessário mobilizar todo o efetivo dos bombeiros militares dos municípios de Lucas do Rio Verde e de Nova Mutum. Ao todo, nove viaturas e 25 bombeiros atuaram no resgate.
Também foi necessário o apoio da concessionária da rodovia, Nova Rota do Oeste, além da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal, da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde, de ambulâncias da Secretaria de Saúde do município, bem como da Polícia Judiciária Civil e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Foi aplicada a triagem START (Sistema de Triagem Rápida), utilizada para priorizar o atendimento conforme a gravidade dos ferimentos. As vítimas classificadas como vermelhas, em estado crítico, com risco iminente de morte, foram encaminhadas imediatamente ao hospital de Lucas do Rio Verde.
Já as vítimas classificadas como amarelas, com lesões moderadas, mas estáveis, foram direcionadas ao hospital em Nova Mutum.
Além das vítimas socorridas, os militares também fizeram o resgate e recuperação dos corpos das nove vítimas em óbito.
Ager aponta que ônibus passou por vistoria e tinha seguro
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER-MT) manifesta profundo pesar pelo grave acidente ocorrido na noite desta sexta-feira (8.8), no km 648 da BR-163, próximo a Lucas do Rio Verde, envolvendo um ônibus da empresa Novo Caminho SPE Ltda. (Rio Novo Transportes), que seguia de Cuiabá para Sinop, e uma carreta basculante.
De acordo com informações preliminares divulgadas em nota oficial da concessionária, a colisão resultou em 11 vítimas fatais, incluindo o motorista do ônibus, e deixou vários feridos que estão recebendo atendimento médico nas unidades de saúde da região.
A concessionária Novo Caminho SPE/Rio Novo Transportes informa que está oferecendo todo o suporte às vítimas e aos seus familiares. A empresa mantém um canal especial de atendimento para esclarecimentos pelo telefone 0800 802 2222.
A AGER-MT destaca que o ônibus, de placa SPU0H07, prefixo 25104, modelo 2025, passou por vistoria técnica em julho deste ano, com validade até 11 de julho de 2026, e possuía apólice de seguro de responsabilidade civil obrigatória vigente até 4 de junho de 2026.
A AGER-MT acompanha de forma contínua as apurações conduzidas pelas autoridades competentes para o esclarecimento das circunstâncias e causas do acidente.