O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou o fim dos chamados radares “caça-níqueis” na capital mato-grossense. A atual gestão optará pela substituição dos equipamentos por lombadas eletrônicas com sinalização visível e clara à população. Conforme o gestor, o contrato com a empresa responsável pelos radares será encerrado no dia 7 de julho.
A medida representa uma resposta à insatisfação popular com a atuação dos radares escondidos, considerados injustos por muitos motoristas. “Esses radares escondidos, que a gente chama de caça-níqueis, não vão mais existir em Cuiabá. Vamos trabalhar com lombadas eletrônicas, com display, contador e sinalização clara da velocidade”, afirmou Brunini nesta semana.
A Prefeitura já estuda a abertura de nova licitação ou adesão a uma ata existente para contratar uma nova fornecedora de serviços de monitoramento eletrônico de velocidade. No entanto, o novo contrato excluirá os equipamentos considerados armadilhas, muitas vezes escondidos e sem a devida sinalização, que geram multas sem cumprir função educativa.
A nova medida visa tornar mais transparente a fiscalização do trânsito e, sobretudo, garantir a segurança viária. O prefeito destacou que a mudança tem como foco principal a preservação de vidas, especialmente em locais com histórico de acidentes, como o Contorno Leste e a Avenida Tenente-Coronel Duarte (antiga Prainha).
Brunini citou como exemplo positivo os equipamentos já existentes em frente ao Colégio Dom Pedro II e ao Mercado Paulista, na estrada da Chapada (MT-251), que contam com redutores de velocidade bem sinalizados e com display digital. Ainda de acordo com o prefeito, na Avenida Miguel Sutil todos os radares ocultos também serão substituídos por lombadas eletrônicas visíveis.
A medida é reforçar o caráter educativo da fiscalização. “Esses novos equipamentos terão a função clara de salvar vidas. A população vai saber exatamente onde estão, porque estarão bem visíveis. Já locais como a Dom Bosco, perto do Coração de Jesus, e o Moitará, onde há radares escondidos, vão ser desativados”, garantiu.
Nelson Dias
Sábado, 17 de Maio de 2025, 23h06Pedro
Sábado, 17 de Maio de 2025, 21h33Reners
Sábado, 17 de Maio de 2025, 19h52FAZ O L !
Sábado, 17 de Maio de 2025, 19h35