Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), desmentiu que tivesse praticado qualquer ato de violência contra a vice-prefeita da capital, Vânia Rosa (Novo), exonerada do cargo de secretária de Mobilidade Urbana (Semob) na última sexta-feira (8). O gestor esteve na sede da pasta, na tarde de sábado (9), para realizar uma vistoria, mas a coronel da Polícia Militar chamou colegas de corporação para acompanhar o procedimento.
Abílio Brunini exonerou a vice-prefeita do comando da Semob após um uma intensa troca de farpas entre a gestora e a presidente da Câmara Municipal, Paula Calil (PL), que alegou não ter sido recebida pela vice-prefeita para tratar de pautas da pasta, o que gerou forte insatisfação entre parlamentares. Entre os mais críticos à sua condução estão os vereadores Daniel Monteiro (Republicanos), Eduardo Magalhães (Republicanos), Gustavo Padilha (PSB) e Maria Avallone (PSDB).
Após a exoneração, Abílio foi até a sede da Semob fazer uma vistoria. Abilio desceu até um local que, segundo um assessor da vice-prefeita, seria uma ‘antessala’ de Vânia Rosa. No espaço, havia um sofá, um armário com itens pessoais, como maquiagem, além de um espelho. O que chamou atenção do prefeito, no entanto, foi uma espécie de maca utilizada em clínicas de estética, para massagens.
O assessor explicou que o espaço era um depósito e que, após ser reformado, passou a ser utilizado pela vice-prefeita. Ele destacou ainda que a maca, que teria sido adquirida por Vânia Rosa com recursos próprios, era usada para ela se maquiar, antes de produzir vídeos ou realizar reuniões na sede da Semob.
Ao finalizar a visita, Abílio orientou Vânia Rosa e seus assessores a desocuparem o espaço até segunda-feira pela manhã, quando apresentará o novo titular da Semob. Ele explicou que a visita não deveria ser acompanhada por policiais e lamentou a escolha da vice-prefeita pelo procedimento de ter chamado a PM, negando qualquer tipo de violência.
“Troquei a secretária de mobilidade urbana, e fui vistoriar a secretaria no sábado à tarde para evitar expor qualquer situação aos servidores, a ex-secretária chamou a polícia e acompanhou a vistoria. Tudo foi 100% gravado, e todas imagens do circuito interno e todos os registros estarão à disposição das autoridades. Não queria ter de publicar este vídeo, contudo estão atacando minha honra e como pessoa pública preciso mostrar a verdade com o fim de restabelecer a verdade dos fatos. Meu compromisso é com a transparência e verdade”, postou Abílio.
Luiz Barbosa
Domingo, 10 de Agosto de 2025, 13h06Nilson Ribeiro
Domingo, 10 de Agosto de 2025, 12h58