Prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) antecipou que apoiará o empresário Odílio Balbinotti Filho, caso ele seja candidato ao governo do Estado em 2026. A declaração foi dada ao ser questionado se o empresário teria desistido do processo. “O Odílio Bobinotti é um nome muito bom, muito qualificado, muito técnico, muito preparado. Ele esteve no trio [elétrico] junto com o [ex] presidente Bolsonaro, com os demais. É um cara que eu tenho um carinho, apreço muito grande. Se ele decidir ser candidato ao governo, terá o nosso apoio. Se ele decide ser candidato a alguma outra função, terá o nosso apoio”, disse o prefeito na quarta-feira (18).
Balbinotti espera ter uma conversa com o ex-presidente já nos próximos dias para decidir o seu rumo no próximo pleito.
A declaração reafirma a sua preferência pelo empresário, que doou R$ 400 mil para a sua campanha, e R$ 100 mil para a campanha da primeira-dama e vereadora, Samantha Iris (PL), na eleição do ano passado. Apesar da preferência, Balbinotti ainda não se filiou ao PL, que tem como pré-candidato o senador Wellington Fagundes (PL).
Já fora do partido, Abilio mantém uma boa relação com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que também é candidato ao governo de Mato Grosso.
O prefeito também defende a manter a aliança com o governo Mauro Mendes (União) para a disputa de 2026, com foco no Senado Federal. “Nós vamos trabalhar para estar unidos para 2026 e a gente retomar o Brasil”, disse. Apesar da presença de todos no evento pela anistia aos presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro e pelo ‘Fora Lula’, Brunini afirmou que não se teve nenhuma discussão sobre 2026.
“Não foi discutido a questão eleitoral. Então por mais que isso se ventile por causa de uma fotografia ou uma foto, não foi discutida a eleição”, justificou. Abilio Brunini faz parte da ala do PL que defende o nome de Balbinotti no lugar de Wellington Fagundes. Contudo, Fagundes tem o apoio da cúpula nacional da legenda e nos últimos meses tem se aproximado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Contudo, desde a campanha eleitoral do ano passado, Fagundes e Abilio têm se aproximado.