O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), na decisão em que determinou a deflagração da Operação Sisamnes, nesta terça-feira (26), pela Polícia Federal, destacou que o advogado Roberto Zampieri tinha uma relação muito próxima aos dois desembargadores afastados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Com um deles, foi inclusive oferecido um contrato que beneficiava o filho do magistrado, que foi alvo da ação policial.
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26) uma segunda operação que mira o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves, suspeito de venda de decisões do STJ e outros tribunais. A PF cumpriu a prisão preventiva do lobista e executa busca e apreensão contra assessores de ministros do STJ, incluindo chefes de gabinete.
A operação foi autorizada pelo ministro do STF, Cristiano Zanin, relator da investigação. A PF também mira desembargadores de Mato Grosso suspeitos de envolvimento com o grupo.
Na decisão, Zanin apontou que a participação do desembargador João Ferreira Filho nos episódios foi bastante detalhada nos autos pelos investigadores. Segundo o ministro, o advogado Roberto Zampieri, assassinado em dezembro de 2023, estabelecia contatos e diálogos bastante intensos e rotineiros com o magistrado. “Há consideráveis elementos apontando para possíveis solicitações e recebimentos de vantagens financeiras indevidas, obtidas por força do cargo de desembargador que João Ferreira Filho exerce”, aponta trecho da decisão.
Outro desembargador investigado na operação é Sebastião de Moraes Filho, que segundo as investigações, tinha conversas com Zampieri que revelavam uma relativa intimidade entre ambos e que dificilmente seria a primeira vez em que o advogado solicitou favores ao julgador. A decisão aponta que os dois conversaram no dia 4 de outubro de 2023, ocasião em que o advogado disse ter conseguido “um contrato muito bom para o Mauro”.
Segundo a Polícia Federal, o “Mauro” seria Mauro Thadeu Prado de Moraes, advogado e filho do desembargador, que também foi alvo da operação desta terça-feira (26). O suposto contrato beneficiaria o filho do magistrado e seria uma tentativa de agrado em virtude do pedido relevante que Zampieri teria feito a Sebastião de Moraes Filho dois dias antes.
ainda bem que nasci em 70
Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024, 22h04Cidadão
Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024, 10h03Antonio
Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024, 08h32Benedito da costa
Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024, 07h37Carniça
Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024, 06h36JOSEH
Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024, 06h15