O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) solicitou ontem (01) à Secretaria Estadual de Saúde (SES) informações sobre os repasses financeiros feitos para todas as organizações sociais em atividade no estado de Mato Grosso durante o ano de 2013. O parlamentar quer saber quanto efetivamente foi pago às OSSs (Organizações Sociais de Saúde), que gerenciam alguns setores da saúde pública do estado.
No requerimento, Maluf faz dois questionamentos. O primeiro é se as metas estabelecidas nos contratos firmados com as OSSs foram cumpridas no ano passado.
O segundo são as informações dos valores repassados para cada uma das Organizações no ano de 2013.
O deputado, desde o começo, do ano tem recebido inúmeras reclamações de médicos e prestadores de serviço que acusam as OSS de estar em atraso com pagamento de salários e contratos.
“Acompanho de perto o trabalho das OSSs e sei onde funcionou e onde não funcionou. O que chega ao meu gabinete é que o atendimento caiu muito e existe uma insegurança por parte de médicos e prestadores, que acusam um possível calote. Extraoficialmente a informação é que o governo está em dia com as OSSs. Queremos uma posição oficial para poder entender a situação. Se os repasses estiverem em dia, não existem motivos para atrasos por parte das organizações e vamos precisar agir com rigor”, pontuou o parlamentar.
Guilherme Maluf afirmou ainda que desde que conheceu experiências em outros estados do País aposta no modelo de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, mas ponderou que é preciso gerenciar com firmeza a relação.
“A partir de experiências que conheci em outros estados, eu sempre acreditei que a parceria entre o poder público e a iniciativa poderiam ser um caminho para algumas áreas da saúde pública. O problema é que esse processo precisa ser transparente dos dois lados. Já tivemos denúncia de calote do governo em outras gestões e agora temos a denúncia de calote das OSS. É preciso dar segurança para a sociedade, que já sofre com a precariedade do atendimento em Mato Grosso”, lamentou Maluf.