A edição do Diário Oficial Eletrônico desta terça-feira (1º) trouxe uma série de movimentações na Assembleia Legislativa (ALMT). Ao todo, foram registradas 34 exonerações e 85 nomeações para cargos em comissão. Esse é o terceiro 'facão' promovido na Casa de Leis no comando do presidente Max Russi (PSB). (Veja aqui)
Entre os deputados, o que mais promoveu mudanças em sua equipe foi o primeiro-secretário Dr. João (MDB) que lidera tanto em nomeações (15) quanto em exonerações (4), totalizando 19 movimentações. Em seguida, destacam-se Diego Guimarães (Republicanos), com 10 nomeações, e o presidente Max Russi, que nomeou 8 novos servidores. Outros parlamentares também realizaram alterações significativas em suas equipes: Eduardo Botelho (UB) nomeou oito servidores e exonerou um, enquanto Gilberto Cattani (PL) fez seis nomeações e uma exoneração.
Além das movimentações nos gabinetes parlamentares, a Unidade de Assessoria Técnica Legislativa também teve diversas alterações, incluindo a substituição de assessores técnicos. A maioria dos servidores exonerados ocupava cargos de assessor parlamentar, mas também houve exonerações em cargos técnicos, como assessor técnico legislativo, afetando setores como a unidade de assessoria técnica legislativa.
A justificativa para as exonerações, conforme publicado no Diário Oficial, é que se trata da reorganização de cargos e funções dentro do legislativo. A medida visa, segundo a Mesa Diretora, otimizar a estrutura administrativa e realocar recursos humanos de forma mais eficiente.
Caio Oliveira
Terça-Feira, 01 de Abril de 2025, 11h15