O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), garantiu que as obras do sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit), em execução na região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande, estão dentro do cronograma estabelecido após a retomada dos serviços e serão entregues em 2026. De acordo com Pivetta, houve necessidade de rescisão contratual com a empresa inicialmente contratada para executar as obras devido à baixa performance. “Infelizmente, a empresa não performou. Nós rescindimos, tiramos a empresa, relicitamos e, lamentavelmente, isso atrasou”, afirmou.
Apesar dos contratempos, o vice-governador assegurou que os trabalhos foram retomados com a velocidade esperada e que os prazos convencionados para a entrega serão cumpridos. “As obras foram retomadas com a velocidade que nós desejamos. Teve problema, mas nós fizemos bons contratos”, concluiu.
No dia 28 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), por meio do presidente Sérgio Ricardo, informou que um levantamento feito pelo órgão mostrou que as obras na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a Avenida do CPA, estão 70% concluídas. Contudo, as obras só devem finalizar entre janeiro e fevereiro de 2026.
O trecho em questão se trata da entrada do Bairro CPA até o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e deveria ser concluído até o dia 11 de agosto deste ano, de acordo com o contrato firmado. Outros trechos do BRT são executados por diferentes empresas, como a que está em andamento entre o Shopping Pantanal e a Defensoria Pública.
Há ainda a previsão de abertura entre a Avenida da Prainha e o Porto. Também serão licitados de forma separada a construção dos terminais, a instalação das estações, a construção de obras de artes especiais (pontes e viadutos), a sinalização viária e a implementação do Sistema de Transporte Inteligente.
Eugène Terre'Blanche
Sexta-Feira, 08 de Agosto de 2025, 07h39