Política Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2022, 16h:38 | Atualizado:

Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2022, 16h:38 | Atualizado:

CRIME BÁRBARO

Após 23 anos, Justiça julgará empresário por mandar matar juiz em MT

Leopoldino Marques do Amaral foi assassinado após série de denúncias contra magistrados

RAFAEL COSTA
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

leopoldino-josino.jpg

 

A Justiça Federal de Mato Grosso designou para o dia 21 deste mês o júri popular do empresário Josino Guimarães, acusado de ser o mandante do assassinato do juiz Leopoldino Marques do Amaral. 

O júri popular será conduzido pelo juiz titular da 7ª Vara Federal, Paulo Sodré. Em 2011, Josino Guimarães foi absolvido do crime em júri popular da Justiça Federal, numa decisão considerada contraditória. No entanto, em 2013, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região anulou o julgamento após identificar que houve equívoco dos jurados no momento da votação.

Os magistrados acolheram o argumento do Ministério Público Federal (MPF) de que a decisão dos jurados foi contrária as provas do processo, o que se verificava pelas respostas aos dois primeiros quesitos que atestaram a materialidade (que houve o assassinato) e autoria (que o réu foi o mandante do assassinato). 

O juiz Leopoldino foi morto após denunciar um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso. O corpo dele foi encontrado no Paraguai, em sete de setembro de 1999, parcialmente carbonizado, em uma vala ao lado de uma estrada de terra batida que liga as cidades de Loreto e Concepción, atingido na cabeça por dois disparos de arma de fogo.

No ano de 2000, o empresário Josino Pereira Guimarães foi denunciado pelo Ministério Público Federal por homicídio qualificado. 

O CRIME

Em 1999, o Judiciário de Mato Grosso ganhou destaque nacional com a morte do juiz Leopoldino Marques do Amaral. Então com 55 anos e titular da 2ª Vara de Família e Sucessões de Cuiabá, o magistrado foi seqüestrado e levado para o Paraguai, onde foi executado com dois tiros à queima-roupa, sendo um na nuca e outro no ouvido.

Anteriormente, Leopoldino havia protocolado, na Procuradoria Geral da República (PGR), documentos apontando indícios de assédio sexual, venda de sentenças, nepotismo, fraude de concurso público e aposentadorias irregulares praticado por desembargadores. O fato foi amplamente noticiado pela mídia nacional.

Pouco antes de morrer, o juiz anunciou, publicamente, que iria investigar uma nova e explosiva denúncia: o possível envolvimento de magistrados com o tráfico de drogas.

Para evitar esquecimento das acusações feitas publicamente, Leopoldino endereçou as denúncias ao procurador-geral da República daquela época, Geraldo Brindeiro. Os mesmos documentos foram entregues à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Judiciário, instaurada no Congresso Nacional. Porém, nos dois casos, os relatos do juíz ficaram paralisados nos escaninhos das mesas do Poder, em Brasília. O magistrado ainda insistia em buscar novas denúncias, mesmo prevendo um destino trágico.

Após anos sem investigações, o Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou, em 2003, as denúncias protocoladas por Leopoldino Marques do Amaral contra desembargadores do TJ. A decisão atendeu ao pedido do Ministério Público Federal (MPF), que alegou falta de comprovação das denúncias.

Antes de denunciar supostos esquemas do Judiciário, o juiz Amaral era investigado pelo desembargador Paulo Lessa (atualmente aposentado), então corregedor-geral de Justiça, por suspeita de desvio de dinheiro oriundo de depósitos judiciais, principalmente da Vara de Família, presidida por ele.





Postar um novo comentário





Comentários (12)

  • Edmalvadeza

    Terça-Feira, 22 de Fevereiro de 2022, 15h32
  • Tai o motivo das organizações criminosas tomarem a frente dos poderes de estado, falta celeridade, falta justiça e sobra corrupção. O CV o PCC e demais organizações criminosas dão resultado imediato, roubou cortam a mão, matou é morto, bateu na mulher leva surra...A "Justiça" não é tardia, morosa e incompetente... A culpa dessas aberrações é do Judiciário como um todo, que vive numa bolha isolado do mundo real do Brazil....
    1
    0



  • Reginaldo

    Quinta-Feira, 17 de Fevereiro de 2022, 18h44
  • Aí tá a prova que o judiciário já é podre desde antigamente? juízes e mais juízes autorizando que o processo fosse ?empurrado? adiante? só Jesus na causa
    4
    0



  • Gustavo

    Quinta-Feira, 17 de Fevereiro de 2022, 08h42
  • José quem morreu foi Leopoldino do Amaral o mandante do homicídio foi o josino
    3
    0



  • Gustavo

    Quinta-Feira, 17 de Fevereiro de 2022, 08h40
  • Nossa justiça e uma merda se pode chamar de justiça , só funciona para pobre se fosse um pobre estaria na cadeira elétrica mas como quem mandou matar tem dinheiro e casado com uma mulher da família Maggi tem muita influência ,mas como a Justiça dos homens falha vem a mão de Deus que veio a levar a sua filha em um acidente de quadriliclo
    3
    1



  • José

    Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2022, 19h16
  • Josino do Amaral se estivesse vivo seria um exemplo para o judiciário
    7
    5



  • Paulo

    Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2022, 19h00
  • Olha, que justiça rápida é a do Brasil. Célere, eficiente, eficaz, produtiva. Dá gosto de ver essa competência. Por isso que o judiciário tem o duodécimo monstro. Eles merecem mesmo um salário fora do comum, porque são rápido demais para jurisdicionarem. Só vinte e três anos para julgar um caso! Pouco tempo demais. Vocês estão de parabéns. Pessoal, tenham vergonha na cara!
    32
    2



  • Alencar

    Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2022, 18h53
  • Uma vergonha pela demora
    19
    2



  • Sidney

    Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2022, 18h33
  • Já pensou Josino vc deixar essa vida de luxo, da família maggica para curtir uma temporada na cadeia, não é bacana não heim, mas com a grana que tem, casado com a 010 da FORBES, é difícil ir pra jaula no nosso país.
    27
    1



  • PANTANAL

    Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2022, 18h27
  • BRASIL PLANTAO DO BALCAO DE NEGECIOS $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ E ESSA DEMOCRACIA QUE ELES QUEREM PARA SEMPRE
    17
    1



  • Contribuinte Indignado

    Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2022, 17h03
  • aff se bater duro ali vai descobrir cada coisa nossa que da ate medo kkkkkkkkkkkkkk
    26
    1



  • Sidney sheldon

    Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2022, 16h53
  • Já pensou Josino vc deixar essa vida de luxo, da família maggica para curtir uma temporada na cadeia, não é bacana não heim, mas com a grana que tem casada com a 010 da fornões, é difícil ir pra jaula no nosso país.
    28
    0



  • Coveiro

    Quarta-Feira, 16 de Fevereiro de 2022, 16h40
  • Isso porque matou juiz... Se fosse um pagador de imposto já estava prescrito ou algo parecido.
    32
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet