Com foco na limpeza da pauta, os deputados realizaram mais uma sessão na manhã desta quarta-feira (09). O deputado e líder do governo na Casa de Leis, deputado J. Barreto (PR), que presidiu a reunião, deferiu o pedido do deputado Emanuel Pinheiro (PR) e garantiu que a Mensagem 68/13 que visa à reestruturação do MT Saúde entrará na pauta da próxima sessão de hoje, às 17 horas.
Com 19 emendas, ela dispõe sobre a alteração de dispositivos da Lei Complementar nº 127, de 11 de julho de 2003 e cria cargos em comissão para a estrutura organizacional do Mato Grosso Saúde, e dá outras providências.
Os deputados também enalteceram Cuiabá, pelos 295 anos, completados ontem (08). Pinheiro apresentou moções de congratulação e destacou as ações realizadas em homenagem ao aniversário da Capital. "Sinto-me especialmente feliz em poder ter contribuído, de certa forma, para as transformações importantes que vêm ocorrendo por aqui".
Da mesma forma, o deputado José Riva (PSD) frisou o empenho da Assembleia à consolidação dos avanços que vêm sendo registrados na cidade, especialmente, na área de Infraestrutura. “Quero parabenizar e ressaltar a importância da Assembleia Legislativa na grande transformação que a nossa capital está passando. Cuiabá é muito receptiva e acolhedora e vai ficar ainda melhor”.
Riva lamentou a perda de quatro amigos que faleceram num acidente de avião monomotor. Ele irá apresentar moção de pesar às famílias e também ao município de Aripuanã pela perda do fazendeiro e empreendedor da cidade, Dércio Torremocha.
O avião, que estava desaparecido desde domingo (06), caiu próximo ao município de Aripuanã, distante 976 km de Cuiabá. Os corpos foram resgatados na última segunda-feira (7) por policiais civis. Além do piloto Eliano Laurindo de Souza, também morreram dois servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema): Elias Borges Nogueira e Alexsandro Pereira da Silva.
Melhorias nas áreas da Saúde; agricultura familiar e serviços oferecidos do Detran também foram cobrados. Rezende citou a gleba Coqueiral como exemplo, onde os trabalhadores sofrem pela falta de apoio e condições de trabalho. Um dos principais problemas ainda é a falta do título da terra. “Temos centenas de assentamentos no Estado de responsabilidade do Incra. Infelizmente as ações não fluem. Não podemos permitir que os pequenos produtores fiquem sem o devido apoio”, afirmou.
O deputado Ezequiel Fonseca (PP) destacou a reunião que participou ontem no Congresso Nacional para debater sobre a segurança na fronteira entre Brasil e Bolívia. Disse que a comissão criada para tratar sobre o assunto irá resultar numa legislação que contemple as parcerias entre os dois países. O tema também foi discutido em audiência pública, nesta semana, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e a de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.