O clima esquentou entre os deputados federais Nelson Barbudo (PL-MT) e Ivan Valente (Psol-SP) durante a reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Câmara Federal nesta quinta-feira (27) quando o socialista disse que o bolsonarista estaria com 'medo de ir pra cadeia' e o mandou 'calar a boca' em dado momento da sessão.
Tudo começou quando Ivan elogiava a condução dos trabalhos do presidente Rafael Prudente (MDB-DF) na comissão. "Essa Comissão de Meio Ambiente, essa geração é diferente da anterior que tinha correlação de forças. Aqui é a comissão de defesa do Meio Ambiente, não de ataque, o negacionismo climático, as ações do poder econômico aqui vão perder e tem perdido", destacou.
No entanto, tudo mudou quando ele relembrou que na antiga legislatura não era assim, pois a deputada federal Carla Zambelli (PL) presidia e atacava o Meio Ambiente. Valente recordou também o episódio em que a parlamentar sacou uma arma e apontou para um homem no meio da rua nos Jardins, área nobre de São Paulo, na véspera das eleições de 2022.
"Chega de grilagem, pistolagem no campo, queimadas esses daí agora é hora de pegar esses que são contra o Ibama, contra ICMBio, destruição da legislação ambiental, não quer licenciamento ambiental a gente sabe de que lado está só que a agora a presidente não é a Carla Zambelli. Ela é ré no Supremo Tribunal Federal, por usar revólver para matar uma pessoa na rua, essa era aqui acabou”, afirmou Ivan.
Nesse momento ele foi interrompido por Barbudo que "tomou as dores" da colega bolsonarista citou o caso Celso Daniel (PT), prefeito de de Santo André e que foi sequestrado, torturado e morto em 2002 por assaltantes ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital). Opositores sempre tentaram relacionar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o assassinato do gestor. O socialista não gostou e, mesmo com 78 anos, não se intimidou com Barbudo, que tem 64 anos.
"Que matar Celso Daniel o que, pare com essas bobagens, vocês é que estão tudo incriminados! Saiu um relatório da Polícia Federal e vocês estão todos com medo, vão parar todos na cadeia, inclusive seu chefe Bolsonaro, cala a boca, eu estou falando, cala a boca, cala boca, senta aí", ordenou Valente, pois Nelson Barbudo havia se levantado e estava em pé na frente do rival o confrontando e gesticuando com os dedos.
Ainda no vídeo é possível ver o bolsonarista batendo boca com a deputada Duda Salabert (PDT-MG), que saiu em defesa do aliado de esquerda. "A conversa não chegou em você não", dispara Barbudo. Os ânimos só foram acalmados quando o presidente Rafael Prudente interviu. "Por favor, deputados, peço que sejamos ordeiros, olhem o decoro. Algumas dessas pautas não têm correlação ao tema discutido", exclamou.
Tristes figuras ( todos na cena)
Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024, 19h24Jairo
Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024, 07h45WILSON ROSA
Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024, 07h16Vtr
Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024, 06h32paulo diants
Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024, 04h46Jorge da Biblioteca
Quinta-Feira, 28 de Novembro de 2024, 03h28Moraes
Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024, 20h01Paulo
Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024, 19h56Luciano
Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024, 19h37Carlos
Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024, 18h46Maria Auxiliadora
Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024, 18h45