Apesar das duras críticas do vereador Daniel Monteiro (Republicanos) à secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lucia Helena Barboza, por sua fala considerada negacionista sobre a vacina contra a Covid-19, ela recebeu apoio público do vereador Rafael Ranalli (PL) durante sessão na Câmara Municipal nesta quinta-feira (15). O bolsonarista ainda apresentou um projeto de lei que proíbe a aplicação de multas, penalidades ou sanções financeiras contra pais ou responsáveis legais que optarem por não vacinar seus filhos contra a doença.
Na última semana, a gestora da saúde municipal declarou em entrevista que a “Covid não fez nada comigo e a vacina acho que fez”. A fala, considerada negacionista, gerou indignação do parlamentar que considerou inadmissível a declaração e alertou sobre o impacto de falas como essa no comportamento da população em relação à imunização.
Ranalli saiu em defesa da secretária e reforçou um posicionamento crítico à obrigatoriedade da vacinação infantil contra a Covid-19. Segundo ele, a liberdade das famílias deve ser respeitada e ainda não há clareza científica sobre os efeitos de longo prazo da imunização em crianças.
“Deixo aqui consignado meu apoio à fala da nossa secretária de Saúde. O prefeito já manifestou apoio a ela ontem, e eu entrei com um projeto na semana passada. Estamos vendo absurdos acontecendo em Santa Catarina e no Paraná, como conselhos tutelares querendo tomar filhos dos pais e interferir na vida das famílias”, afirmou.
O vereador afirmou que, apesar de não estabelecer uma relação direta entre as vacinas e problemas cardíacos em crianças, acredita que ainda é cedo para conclusões definitivas. “A gente não sabe, independentemente de crença ideológica, qual é o efeito dessas vacinas, especificamente da Covid, na vida das crianças a longo prazo. Você tem crianças morrendo no Brasil até 10 anos de idade de infarto, o que não acontecia. Eu não estou dizendo que é consequência, mas o tempo irá mostrar”, disse.
Ranalli também informou que protocolou um projeto de lei que proíbe o governo municipal de aplicar sanções contra pais que optarem por não vacinar seus filhos contra a Covid-19, como afastamento escolar ou aplicação de multas. “Me solidarizo com a secretária. Esse projeto vai entrar em pauta e visa garantir que não haja retaliações por parte do município contra as famílias que fizerem essa escolha”, finalizou.
PROJETO – O Projeto de Lei nº 151/2025, de autoria do vereador Rafael Beal Ranalli foi protocolado em 16 de abril deste ano na Câmara Municipal de Cuiabá e busca proibir a aplicação de multas, penalidades ou sanções financeiras contra pais ou responsáveis legais que optarem por não vacinar seus filhos contra a Covid-19 no município. O PL garante que não haverá sanções financeiras ou restrições de acesso a serviços públicos para pais que não vacinarem os filhos.
“Na contramão das vozes da "imposição", essa proposição visa zelar pela integridade física (saúde) dos menores de idade diante dos riscos que a vacina pode representar na sociedade, conforme se pode verificar nos documentos anexos. Em vez de buscar responsabilizar os pais, o que precisamos é exigir mais do Estado, que tem a obrigação legal e moral de garantir a proteção integral das crianças”, diz trecho da proposta.
Alem disso, reconhece o direito dos pais de decidirem sobre a vacinação, considerando a saúde da criança e orientações médicas e orienta que as campanhas de vacinação devem ser voluntárias e informativas, sem punições. O bolsonarista argumenta que a imposição de multas fere a liberdade individual e a autonomia familiar e alega haver incertezas científicas quanto à vacina contra a Covid em crianças.
“Em vez de aplicar multas a pais que não vacinam seus filhos, deveríamos direcionar essas penalidades para o próprio Poder Público, com os recursos sendo destinados a ações concretas de proteção à infância: para garantir vagas em creches, medicamentos nos postos de saúde e o atendimento médico adequado”, sugere o projeto de lei”.
Hefranxier.
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 18h29MARCOS ANTONIO
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 17h16Lucas
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 16h41Greluda
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 16h01Eleitor
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 15h59João
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 15h52observadoor
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 14h46Mario
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 14h39Regis Santana
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 13h44Eliane
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 13h41VEREADOR DEBIL MENTAL
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 13h40Paulo
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 13h2113/07
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 13h16