Política Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 11h:42 | Atualizado:

Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 11h:42 | Atualizado:

COVID-19

Bolsonarista defende secretária e quer vetar vacina obrigatória

Projeto de lei promete discussões acaloradas na Câmara de Cuiabá

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

ranalli, lucia helena, daniel.jpg

 

Apesar das duras críticas do vereador Daniel Monteiro (Republicanos) à secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lucia Helena Barboza, por sua fala considerada negacionista sobre a vacina contra a Covid-19, ela recebeu apoio público do vereador Rafael Ranalli (PL) durante sessão na Câmara Municipal nesta quinta-feira (15). O bolsonarista ainda apresentou um projeto de lei que proíbe a aplicação de multas, penalidades ou sanções financeiras contra pais ou responsáveis legais que optarem por não vacinar seus filhos contra a doença. 

Na última semana, a gestora da saúde municipal declarou em entrevista que a “Covid não fez nada comigo e a vacina acho que fez”. A fala, considerada negacionista, gerou indignação do parlamentar que considerou inadmissível a declaração e alertou sobre o impacto de falas como essa no comportamento da população em relação à imunização.

Ranalli saiu em defesa da secretária e reforçou um posicionamento crítico à obrigatoriedade da vacinação infantil contra a Covid-19. Segundo ele, a liberdade das famílias deve ser respeitada e ainda não há clareza científica sobre os efeitos de longo prazo da imunização em crianças. 

“Deixo aqui consignado meu apoio à fala da nossa secretária de Saúde. O prefeito já manifestou apoio a ela ontem, e eu entrei com um projeto na semana passada. Estamos vendo absurdos acontecendo em Santa Catarina e no Paraná, como conselhos tutelares querendo tomar filhos dos pais e interferir na vida das famílias”, afirmou.

O vereador afirmou que, apesar de não estabelecer uma relação direta entre as vacinas e problemas cardíacos em crianças, acredita que ainda é cedo para conclusões definitivas. “A gente não sabe, independentemente de crença ideológica, qual é o efeito dessas vacinas, especificamente da Covid, na vida das crianças a longo prazo. Você tem crianças morrendo no Brasil até 10 anos de idade de infarto, o que não acontecia. Eu não estou dizendo que é consequência, mas o tempo irá mostrar”, disse.

Ranalli também informou que protocolou um projeto de lei que proíbe o governo municipal de aplicar sanções contra pais que optarem por não vacinar seus filhos contra a Covid-19, como afastamento escolar ou aplicação de multas. “Me solidarizo com a secretária. Esse projeto vai entrar em pauta e visa garantir que não haja retaliações por parte do município contra as famílias que fizerem essa escolha”, finalizou.

rafael ranalli.jpg

 

PROJETO – O Projeto de Lei nº 151/2025, de autoria do vereador Rafael Beal Ranalli foi protocolado em 16 de abril deste ano na Câmara Municipal de Cuiabá e busca proibir a aplicação de multas, penalidades ou sanções financeiras contra pais ou responsáveis legais que optarem por não vacinar seus filhos contra a Covid-19 no município.  O PL garante que não haverá sanções financeiras ou restrições de acesso a serviços públicos para pais que não vacinarem os filhos.

“Na contramão das vozes da "imposição", essa proposição visa zelar pela integridade física (saúde) dos menores de idade diante dos riscos que a vacina pode representar na sociedade, conforme se pode verificar nos documentos anexos. Em vez de buscar responsabilizar os pais, o que precisamos é exigir mais do Estado, que tem a obrigação legal e moral de garantir a proteção integral das crianças”, diz trecho da proposta.

Alem disso, reconhece o direito dos pais de decidirem sobre a vacinação, considerando a saúde da criança e orientações médicas e orienta que as campanhas de vacinação devem ser voluntárias e informativas, sem punições. O bolsonarista argumenta que a imposição de multas fere a liberdade individual e a autonomia familiar e alega haver incertezas científicas quanto à vacina contra a Covid em crianças.

“Em vez de aplicar multas a pais que não vacinam seus filhos, deveríamos direcionar essas penalidades para o próprio Poder Público, com os recursos sendo destinados a ações concretas de proteção à infância: para garantir vagas em creches, medicamentos nos postos de saúde e o atendimento médico adequado”, sugere o projeto de lei”. 





Postar um novo comentário





Comentários (13)

  • Hefranxier.

    Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 18h29
  • Boa noite a todos. Será que aquelas mais de 700 mil mortes, não bastaram para esse pessoal? Tivemos por 4 anos, um presidente da morte, não bastou; agora temos um: prefeito, secretária e um vereador da morte.
    1
    0



  • MARCOS ANTONIO

    Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 17h16
  • O pior é que vai ser aprovado tudo o que o abilio quiser na casa dos horrores porque quem manda é ele. Este ranali como os outros vereadores são negacionistas e para eles a Vacina não salvou vidas pelo contrarrio mata gente. O povo que colocou esta turma na câmara mas será o mesmo povo que agora já conheceu a galera que vai tirar em breve.
    3
    0



  • Lucas

    Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 16h41
  • Aí eu pergunto, cadê o Ministério Público
    8
    0



  • Greluda

    Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 16h01
  • Com um prefeito terraplanista e a maioria dos vereadores negacionistas, os cuiabanos queriam o que, claro, levar pissa como vacina, só isso.
    8
    0



  • Eleitor

    Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 15h59
  • O Ministério publico Estadual tem que intervir nessa conversa porque nenhuma lei proposta por nenhum vereador pode livrar os pais de serem penalizados por omiterem em levar os filhos para vacinarem ou deixar fora da escola. O direito das crianças de se imunizarem esta acima desses negacionistas de plantão.
    4
    0



  • João

    Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 15h52
  • A ignorância é um espanto mesmo na Casa dos Horrores! Taí um sujeito que quer botar fogo no picadeiro!
    7
    0



  • observadoor

    Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 14h46
  • Oi..socorro esse povo não se cansa de passar vergonha,será que vam afirmar que a Terra é plana,? Que Deus tem a forma de pneu,? Gente cade o CAPS? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e vem ai cenas dos proximos capitulos,camara dos horrores sendo camara dos horrores,e nos passando a vergonha alheia
    6
    0



  • Mario

    Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 14h39
  • Uma secretária de saúde de uma capital ser contra vacina é um absurdo e ainda tem esses bolsonaristas bitolados para dar apoio, todos farinha do mesmo saco onde idolatram um ex presidente onde tem inúmeras polêmicas contra ele e por milagre ainda não está atrás das grades. Estamos bem orientados pra criar nossos filhos protegidos pela vacina, mas tbm pelo prefeito que elegeram não era de esperar coisa contrária
    7
    0



  • Regis Santana

    Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 13h44
  • Defender o fim da vacinação é um crime. É voltar ao tempo da pedra e promover a destruição da evolução humana e ser aliado das pandemias. É ser de uma ignorância sem tamanho; é ser o gado mais terrível defensor do Inelegível. É o fim dos tempos.
    5
    0



  • Eliane

    Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 13h41
  • Muito bom , não podemos deixar nossos filhos serem cobaias de vacinas que chegam prontas junto com a doença , se meu filho tiver que morrer que não seja por fanatismo meu permintindo injetar nele coisas que não tem comprovação cientifica , basta ler as bulas .
    0
    5



  • VEREADOR DEBIL MENTAL

    Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 13h40
  • NÃO ACREDITO QUE AINDA EXISTA PESSOAS QUE PENSAM COMO ESSE VEREADORZINHO E ESSA SECRETARIA. COMO QUE A POPULAÇÃO PODE ELEGER UM MONSTRO DESSE QUE POE A POPULAÇÃO EM RISCO COM ESSA IDEIA MORTIFERA. VEREADORZINHO VAI OLHAR PELOS PROBLEMAS DE CUIABA, VAI PROCURAR O QUE FAZER. ESSE CARA SÓ DÁ BOLA FORA!!
    7
    0



  • Paulo

    Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 13h21
  • Ignorância em cima de ignorância...
    6
    0



  • 13/07

    Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 13h16
  • É nisso que deu essa população cuiabana e matogrossense, serem de direita, serem dessas famílias de políticos tradicionais corruptas, serem invadidos por esses sulistas racistas e sem escrúpulos, serem bolsicopatas, serem golpistas, serem golpistas e FDP. Essa médica bolsicopata, negativista, golpista, imbecil e FDP, não passa de um lixo e de um esgoto bolsonariano, juntamente com os seus coleguinha ridículos e bolsicopatas. Mais, a população, os eleitores que botaram nesse bolsicopata e ladrão de igreja, merecem esse lixo de secretaria.
    6
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet