Foi empossado nesta quinta-feira (15), o vereador bolsonarista Rafael Yonebuko (PL), que assume a vaga deixada por Chico 2000 (PL), afastado por decisão judicial em decorrência a Operação Perfídia, deflagrada em 29 de abril investigando pagamento de propinas sobre obras públicas. Na primeira entrevista à imprensa, o liberal falou de seus planos enquanto vereador, a operação envolvendo Chico e anunciou que usará todo o gabinete e a equipe do parlamentar.
Apoiador fiel do bolsonarismo, Rafael disse que buscará propor projetos de lei que façam sentido, sem fugir a linha de debates de relevância nacional, como ocorre com alguns colegas de partido.
“Eu vou tentar seguir uma linha procurando atender mais a população, porque tem pautas, que a gente vê que são discussões de nível estadual ou nacional. Então, eu vou apresentar municipalmente para não ficar tomando tempo aqui na Casa”, disse o vereador.
Apesar de pertencer ao mesmo partido do vereador afastado, o suplente afirma que o contato entre eles sempre foi mínimo, mas defende que antes de julgamentos precoces aconteçam, é necessário que a Polícia Civil faça a investigação e se for necessário que o colega seja punido com a perda do mandato.
“O PL, em si, a gente é da linha de combate à corrupção, mas assim, o caso continua sendo investigado, então não tem por que eu fazer cruz de valor ainda enquanto não acabar o inquérito. Mas se for provado, comprovado, eu acredito que a casa tem que tomar as medidas prováveis e que, se for o caso, cassar o mandato”, emenda.
Apesar da fala, uma das decisões que chamou a atenção foi a de manter a equipe do gabinete anterior. O vereador explicou que a decisão foi pessoal e motivada por respeito ao trabalho já desenvolvido e pela preocupação com os funcionários.
“Não vou exonerar ninguém do gabinete do Chico, eu vou trabalhar com eles ainda, tanto é que eu não conheço ninguém ainda, vou conhecer. A intenção minha é manter eles, até em respeito ao trabalho que é, porque já o vereador tem 5 mandatos, seis mandatos aqui na casa”, conclui.