O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União) é contra antecipar a eleição da Mesa Diretora. Pré-candidato à prefeitura de Cuiabá, ele defende que o pleito ocorra entre julho e agosto. Mais cotado para ocupar a vaga de Botelho é o primeiro-secretário, deputado Max Russi (PSB).
"Eu não sou muito favorável porque o Supremo Tribunal Federal já tem questionado sobre isso. Tem várias eleições que inclusive foram anuladas por condições de antecipação exageradas. Eu acho que podemos fazer entre julho, agosto, por aí", disse o presidente nesta quinta-feira (18).
A posição de Botelho diverge da de Max Russi, que sob o argumento de que ocorrerá um período eleitoral, onde alguns deputados são candidatos à prefeitura em cidades no interior, o que dificultaria campanha eleitoral ficar 'indo e voltando' para Cuiabá, onde fica a sede do Legislativo Estadual.
"Isso é besteira, bobagem. Não conversei [com Max], mas estou pensando em fazer essa eleição entre julho e agosto. Dá para conciliar. Todo mundo vem aqui para sessão o que custa vir para votar? Não muda nada", garantiu o deputado.
Além de Max Russi (PSB), a deputada Janaína Riva (MDB) tem se articulado para ocuparem a presidência e a primeira-secretaria, respectivamente, do biênio 2025/2026.
alvaro figueiredo
Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024, 11h48Thales
Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024, 11h29carlos
Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024, 11h24