Cansados com a falta d’água, moradores de vários bairros de Várzea Grande se fizeram presentes na Casa das Leis municipal, durante sessão ordinária, nesta terça-feira (6), para protestar contra o desabastecimento na cidade. O problema é antigo e se arrasta por décadas, mas tem se acentuado ainda mais na gestão do prefeito Kallil Baracat (MDB).
O gestor marcou uma adiência ainda hoje para ouvir os várzea-grandenses. Essa não é a primeira manifestação da população.
No último domingo (4) Moradores do bairro Paiaguás, bloquearam um trecho da Avenida Filinto Müller e atearam fogo em pneus, em claro recado ao gestor, que diz que irá solucionar o problema do Departamento de Água e Esgoto (DAE – VG). Pressionado, o presidente da Câmara, vereador Fábio Tardin (PSB) defendeu a privatização do departamento.
Ele explicou que o pedido tem que ser feito por meio do Executivo, e não do Legislativo. “Nós não fazemos a lei, se nós fizéssemos a lei já estava privatizado. Aqui é a Casa do Povo, os senhores podem vir sempre a vontade aqui, agora tem que ter respeito. O senhores têm que fazer manifestação lá no prefeito e pedir pra ele mandar para cá que a Câmara privatiza no mesmo dia. Infelizmente nós não podemos fazer essa lei”, explanou, em meio aos gritos dos manifestantes.
Após a fala, a população ficou ainda mais revoltada quando o parlamentar disse deveriam procurar um advogado para ajudar nessa questão. No entanto, em entrevista ao Programa do Pop, da TV Cidade Verde, Fabinho explicou que disse isso para o morador no sentido de que o advogado o explique como funciona a relação entre os poderes e não negando ajuda.
“A realidade é o seguinte, nós estamos com esse problema gravíssimo em Várzea Grande não é de hoje. Infelizmente gestores passados não fizeram o dever de casa, VG cresceu muito e não fizeram os investimentos necessários. Kallil tem feito investimento necessário, aquela região do Parque do Lago foi resolvido 90% do problema da água com a ETA. A população vem aqui reivindicar, cobrar os vereadores, porém, infelizmente se pegar minha fala há 5 anos atrás eu digo que tem que ser privatizado o DAE. Inclusive faço incisivas cobranças ao prefeito porém tem que vir do Executivo”, esclareceu o vereador, que foi eleito deputado estadual em outubro.
Para tentar dar uma resposta aos moradores, que não aguentam mais torneiras secas, foi marcada uma audiência pública com o prefeito Kallil Baracat às 14h desta terça-feira, na Câmara de Vereadores, para que o gestor apresente uma solução a curto prazo ou que finalmente o projeto de privatização seja colocado em pauta.
Maria
Quarta-Feira, 07 de Dezembro de 2022, 09h08jocadomas
Terça-Feira, 06 de Dezembro de 2022, 18h50cuiabano
Terça-Feira, 06 de Dezembro de 2022, 15h56