Política Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 09h:53 | Atualizado:

Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 09h:53 | Atualizado:

ÉTICA

Código do servidor público passará por revisão

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Palácio

 

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) instituiu um grupo de trabalho com o objetivo de promover estudos e análise técnica para desenvolver a atualização do Código de Ética funcional do servidor público civil do Estado de Mato Grosso. O GT é formado por servidores da CGE e membros do Conselho de Ética Pública e tem como principal objetivo apresentar uma minuta mais moderna, atualizada e objetiva, inserindo nela dispositivos que tratem também da conduta ética relacionada à alta administração, o que não é previsto atualmente.

O prazo para que a proposta esteja pronta é de 60 dias. A atualização também vem ao encontro de suprir necessidades do programa Integridade MT, já que o plano de Integridade que os órgãos estão desenvolvendo é baseado em riscos e diversos deles podem ser mitigados com uma orientação diretiva de como se portar e o que é esperado pela administração em nível ético.

O Código de Ética em vigor é de 2002 e de lá pra cá muita coisa mudou. De acordo com o secretário controlador-geral, Paulo Farias, a abordagem da ética e seus desmembramentos necessitam de aprimoramento constante. “O servidor precisa de ferramentas e condutas que desenvolvam suas habilidades técnicas, profissionais e interpessoais e promovam maior motivação e realização no desempenho de suas atribuições”.

A revisão além de atualizar as normas regulamentares referentes às condutas éticas dos servidores, também abordará conflito de interesses e ainda adotará boas práticas que já obtiveram êxito em outros estados da federação. A nova edição também versará sobre a atuação das comissões de ética dos órgãos e entidades.

 





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Eu

    Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 22h50
  • Absurdo é o comentário da pessoa que que acaba de JULGAR as vestimentas da profissional que o atendeu. Ou seja, nem OUVIR a moça ele ouviu porque ficou tenso com uma pessoa que tem cabelo tingido, piercing, tatuagens e calça rasgada. Em que bolha essa pessoa está vivendo??? Julgando a aparência ao ponto de nem se quer ouvir, ou seja , já de cara desqualificando a competência da profissional. Percebe-se que estranho é ele, estamos em 2024, acorda SER HUMANO! Aproveita o dinheiro da sua contribuição e aplica em autoconhecimento pra se tornar menos preconceituoso e mais humano. Tenso é ter pessoas como vc vivendo aqui, desse desse pedestal de arrogância, com certeza a MULAMBA que te atendeu está em um nível de evolução humano bem mais elevado que o seu. Uma pessoa que tem coragem de esteriorizar sem medo de julgamentos o desprendimento de um PADRÃO que muitos acham que é o " NORMAL" já merece palmas. Evolua.
    0
    0



  • Aproveitem e coloquem obrigações bási

    Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 11h27
  • Aproveita e põe aí: "Usar vestimentas adequadas" pq o cidadão e empresas que pagas impostos e sustenta a máquina administrativa e paga os salários dos servidores públicos precisa ser bem atendido. Estes dias fui num órgão ambiental e uma moça de cabelo colorido, piercing num monte de lugar, tatuagens até no pescoço, calça rasgada que parecia uma mulamba me atendeu. Confesso que fiquei tenso o tempo todo e sinceramente, não consegui nem ouvir o que ela falou de tão tenso. Como assim? Ajudo a pagar o salário deste povo e não consigo confiar no que me dizem???? Tem que ter regra sim, de preferência um uniforme pra gente identificar nossos funcionários e ser bem atendido. Não é mimimi ou qualquer outra coisa. Me senti desconfortável, temeroso, parecia que tava numa festa de maconheiro.... Quem vai resolver isto????? Também tenho direitos pq pago esta conta...
    4
    14



  • Evangelista

    Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 11h07
  • Muita burocracia demais governador e prefeitos precisam mudar essas regras dificultam no ultimo grau tudo
    4
    0



  • Contribuinte indignado

    Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 10h20
  • Nas prefeituras dos estado vendem milhares de dificuldades para conseguir propinas, precisa informatizar mais deixar as leis mais claras,facilitar os alvarás construir é praticamente conseguir um alvará, e fora a demora que é imensa, desistimula a economia com certeza a décadas, governador e secretários e não muda
    4
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet