Líderes do Partido Progressistas tentam convencer o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, mais conhecido como Emanuelzinho (PTB), a migrar para a sigla e disputar a reeleição em outubro. Para isso, os representantes da legenda se reuniram com o parlamentar na noite de quarta-feira (9) para propor a troca do grupo político.
O deputado também teria sido sondado para migrar para o União Brasil, partido recém criado após a fusão de DEM e PSL. O “namoro” de Emanuelzinho com o PP começou no fim do ano passado quando o deputado renunciou ao cargo de presidente estadual do PTB, um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter afastado Roberto Jefferson da presidência nacional da legenda.
À época, o parlamentar afirmou que a sua saída do comando da agremiação no Estado se devia ao posicionamento político da direção nacional. Depois de demonstrar insatisfação, Emanuelzinho foi convidado para migrar ao PP, base do governador Mauro Mendes (DEM). O deputado teria relatado a pessoas próximas que não teria encontrado obstáculos e que não teria problema em se enquadrar às diretrizes do partido. Além do PP, um convite do PDT também é analisado.
O Partido Progressistas planeja a filiação de Emanuelzinho para suprir uma eventual saída do deputado federal Neri Geller (PP). Informações de bastidores apontam que o parlamentar poderia migrar para o Partido Social Democrático (PSD) e ser o candidato do ex-presidente Lula (PT), em Mato Grosso, ao Senado Federal.
O parlamentar, no entanto, nega a possível troca. Em novembro de 2021, Emanuelzinho se aproximou do Republicanos, mas enfrentou uma resistência por parte do diretório estadual da sigla. O deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), principal nome do partido, disse à época que desaprovava a filiação de Emanuelzinho. “Não vejo problema nenhum, mas se ele entrar no Republicanos, eu saio. Tem espaço para todo lado”, disse Moretto à época. O ex-prefeito de Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá) e ex-deputado federal, Adilton Sachetti (Republicanos) também se posicionou contra a filiação.
Nos últimos dias, Emanuelzinho tem se reunido com representantes do União Brasil. Na segunda-feira (7), o parlamentar participou de um encontro com o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União Brasil) e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). Já na quarta-feira (8), a reunião foi com o senador da República Jayme Campos (União Brasil) e o presidente estadual do União Brasil, Fábio Garcia. Procurados, os líderes do novo partido informaram que não foi tratado de política com o deputado e que a reunião teria sido sobre demandas a Mato Grosso e Cuiabá.
Uilson
Quinta-Feira, 10 de Fevereiro de 2022, 10h04