Política Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024, 15h:10 | Atualizado:

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024, 15h:10 | Atualizado:

GUERRA NA CÂMARA

CP descarta ouvir acusação e ameaça coercitiva em testemunhas de Emanuel

Defesa de prefeito tem 48 horas para entregar endereços de depoentes

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

comissao processante emanuel

 

As oitivas de testemunhas do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para depor na Comissão Processante têm previsão de iniciar na próxima quarta-feira (24), de acordo com o presidente Wilson Kero kero (PMB). Ele explicou que a defesa de Emanuel foi notificada e tem o prazo de 48 horas para apresentar as qualificadores das testemunhas.

A condução coercitiva não é descartada pela Casa das Leis. A comissão foi proposta pelo vereador Felipe Correa (UB) e a votação se deu uma semana após o chefe do Executivo estadual ser afastado do cargo, suspeito de chefiar uma organização criminosa na Secretaria Municipal de Saúde que teria desviado R$ 220 milhões.

Mesmo após retornar ao cargo, após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o gestor será investigado pela Casa de Leis e pode perder o mandato. "Nós notificamos o advogado do prefeito na data de ontem. Demos 48 horas para ele nos devolver nome, endereço de todas aquelas 10 testemunhas. Aí sim vamos marcar a primeira oitiva. Só por isso que a gente ainda não iniciou as oitivas porque ainda não recebemos essa resposta do advogado do prefeito e do próprio prefeito", disse nesta quinta-feira (18). 

O presidente avaliou que o prazo embora, não seja longo, está dentro do esperado. "Então, temos um calendário muito tranquilo de 21 dias para ouvir essas 10 testemunhas sendo que podemos ouvir duas por dia e podemos ter extraordinárias para ouvi-las", pontuou.

Kero Kero explicou, ainda, o motivo de que apenas testemunhas de defesa serão ouvidas. "Como que a gente vai ouvir um delegado da Polícia Civil, que está investigando, que tem um processo investigatório. Dificilmente ele virá aqui e falar. O desembargador vai julgar e como que eu vou trazer o desembargador? Ele vai falar o que de um processo que está nas mãos dele para depois daqui a uns dias julgar. Ficou muito inviável essa situação de alguém de acusação", explicou o presidente. 

Caso Emanuel não apresente as informações, a condução coercitiva das testemunhas não é descartada. "A Procuradoria, já conversamos sobre isso, não a revelia, mas podemos acionar de novo a Casa para que possamos fazer coercitivamente. E aí será feito porque são ex-secretários, figuras públicas aqui em Cuiabá. Dificilmente a gente vai tentar fazê-lo sem o endereço, mas existe a condicionante da coercitiva e nós vamos usá-la [se necessário]", encerrou. 

Fazem parte da comissão, além de Kero Kero, o relator vereador Rogério Varanda (PSDB) - ex-aliado de Emanuel Pinheiro -, e  a petista Edna Sampaio. Para que o prefeito perca o mandato são necessários 17 votos da Câmara Municipal. 





Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Xomano

    Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024, 19h56
  • Kkkkkk este varanda não sabe o que ele está fazendo ali e o fim
    0
    0



  • Nao Eleitor em Mato Grosso

    Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024, 17h25
  • Pelo o andar da carruagem, essa casa dos HORRORES não tem a mínima moral para caçar o prefeito PALETÓ, ali´s, eles não sabem o que fazem nessa casa dos HORRORES. Estão adiando...protelando até chegar no final do mandato do PALETÓ, ou então aguardando os PIXs. Não tem a minima MORAL para as tais coercitivas, ninguém vai obedecer esses INÚTEIS.
    0
    0



  • Ocaradepau

    Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024, 16h32
  • O ? CIRCO COMEÇOU.... QUA QUA QUA OLHA QUEM A CÂMARA ? CASA DOS HORORES CRUZ VOTE.
    0
    0



  • Denis

    Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024, 16h15
  • Vai trabalhar raça sangue suga!!!!!
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet