Política Quinta-Feira, 09 de Janeiro de 2025, 14h:45 | Atualizado:

Quinta-Feira, 09 de Janeiro de 2025, 14h:45 | Atualizado:

GUERRA AGRÁRIA

Deputada denuncia despejo de produtores em MT: “rico também invade terra”

Janaina Riva alertou que tem muitos ricos usando o Judiciário

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

janaina riva.jpeg

 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) montou uma comissão para acompanhar a disputa no distrito de Conselvan, em Aripuanã (956 Km de Cuiabá). Cerca de 140 famílias de pequenos produtores rurais correm o risco de perder seus assentamentos num nebuloso caso de especulação imobiliária rural.

Na última quarta-feira (8), a deputada estadual Janaína Riva (MDB-MT), publicou nas redes sociais um discurso feito da tribuna da Casa de Leis em defesa dos pequenos produtores. Ela explicou que os títulos de pessoas que se diziam donas das terras foram cancelados em processo que transitou em julgado - quando as possibilidades de recurso são ainda mais limitadas -, no ano de 2010.

A medida beneficiou os agricultores familiares assentados nas comunidades São Jorge e Vale do Amanhecer, localizadas no distrito de Conselvan. Há dois anos, entretanto, uma pessoa teria “comprado o litígio”, tendo conseguido, até mesmo, anular o trânsito em julgado dos autos - algo incomum no Direito.

“Esses títulos dessas pessoas que alegam ser donos transitou em julgado o cancelamento em 2010. Não lembro se agora essa ação vem antes de 2000, aqui diz 1989. Mas em 2010 transita em julgado dizendo que não são dessas pessoas. Agora, há dois anos atrás, entra um escritório, uma pessoa dizendo que comprou esse litígio e consegue cancelar o trânsito em julgado de 2010 dizendo que os títulos eram fraudulentos”, conta a deputada.

Na postagem das redes sociais, Janaína Riva mostra um pedido comovente de uma família de trabalhadores rurais que teme perder seu pequeno pedaço de terra, onde planta café e laranja. No discurso, Janaína Riva mostrou um parecer da Procuradoria-Geral do Estado, de novembro de 2024, onde ratifica que o título das pessoas que tentam tomar as terras dos pequenos produtores é nulo.

“Invasão de terra não é só do MST não. Tem muita gente rica aí tomando terra de povo humilde. O que mais tem é rico usando o judiciário, advogados bons, tomando terra do pequeno produtor. Antes, terra aqui em Mato Grosso não valia nada. Quem queria morar em Conselvan, há 40 anos? Aí o cara chega de São Paulo de jato, pousou de jato em Aripuanã, entra no processo há dois anos e toma a terra dos caras? Isso é desumano”, protestou a parlamentar.

A disputa judicial já chegou ao STF, com decisão desfavorável aos pequenos produtores rurais do distrito de Conselvan. O processo possui contornos complexos, que colocam em dúvida quem são os donos das terras. A procuradoria municipal de Aripuanã alega que o Governo do Estado revogou os títulos de propriedade da área no ano de 2012, desde então tomando à frente dos autos.

A consulta pública ao processo no Poder Judiciário de Mato Grosso revela que além dos posseiros, há vários “interessados” na área. Um deles é o produtor Waldir Candido Torelli, que figura na lista dos 500 maiores devedores da União, com uma sonegação estimada em R$ 493,2 milhões. Ele é um dos alvos de investigações contra o comércio ilegal de madeira (operação Jurupari) e dono da fazenda “Borda da Mata”, localizada em Amambai (MS), onde um ataque da Polícia Militar deixou um indígena morto e 10 feridos no ano de 2022.

Uma empresa chamada M2W Properties Holding Ltda, que tem como sócio um homem identificado como Matheus Furia Buzetti, também possui interesse na área. A organização atua na “especulação imobiliária rural”, dizendo que compra terras “degradadas” para depois vendê-las.





Postar um novo comentário





Comentários (10)

  • Ney

    Sexta-Feira, 10 de Janeiro de 2025, 06h59
  • q Novidade DEPUTADa! os RICOS são os maiores GRILEIROS de TERRAS em MT.
    2
    0



  • pedro

    Sexta-Feira, 10 de Janeiro de 2025, 06h57
  • podia começar investigando as terras lá pelos lados de Juara, Novo horizonte, Juina... será que não vai achar nada de errado da família RIVA ? Mulher hipócrita, só briga por causas que lhe convém
    2
    0



  • Benedito Pinto

    Quinta-Feira, 09 de Janeiro de 2025, 19h42
  • É moçada a eleição estadual chegando tem um monte de gente saindo do casulo, isso nós já sabia o Mato Grosso foi expandindo assim na lei da bala quem tinha e tem mais força fica com a maior fatia, a burguesia fala hoje de meritocracia não acham estranho nesse imenso estado onde a maioria tem uma casa de 10x20 ou mais antigas 15x35 de terrenos essas modernas 6x15 ou 7x15 E a menoria dividi quase todo o estado é de se pensar. Vida de gado povo marcado.
    1
    1



  • Cpa

    Quinta-Feira, 09 de Janeiro de 2025, 19h30
  • Cadê esse governadorzinho disse que não ia tolerar invasão de terras. Para os amigos do Rei tudo certo né
    1
    0



  • Carlos

    Quinta-Feira, 09 de Janeiro de 2025, 17h23
  • A deputada ganhou a minha simpatia com essa demanda. É muito provável que se forem vasculhados os registros de cartórios, teremos muitos e muitos posseiros por trás no 'nosso mui famoso agrobussiness'. Necessário que se faça os devidos levantamentos junto ao Incra e Intermat, e que essas propriedades seja regularizadas legalmente, garantida as benfeitorias incorporadas aos imóveis por quem a fez.
    3
    0



  • aquiles

    Quinta-Feira, 09 de Janeiro de 2025, 15h53
  • verdade né deputada o crime compensa mesmo, rico invade faz monte de treta, como seu pai robou na ALMT roubou milhões e está solto ai, rindo da cara dos outros, contra outra mentira, o crime o roubo compensa para ricos, porque o pobre só se lasca, vai pobre roubar um pacote de arroz no mercado fica dez anos presos ao contrário dos ricos que rouba milhoes e estão soltos por ai
    8
    0



  • Salvador de Oliveira Silva

    Quinta-Feira, 09 de Janeiro de 2025, 15h52
  • Nossa a deputada não sabia que os maiores invasores de terra são os ricos, nunca estudou história, daqui a pouco vêm os pobres de direita defender às invasão dos ricos, com o mesmo blá blá blá e mimimi,eles da emprego.... blá blá blá
    7
    0



  • aquiles

    Quinta-Feira, 09 de Janeiro de 2025, 15h51
  • verdade mesmo, rico também invade, e rouba também né deputada como seu pai roubou milhoões e está ai soltinho da silva , quer dizer que o crime compensa para os ricos kkkkkkkkkkkkkkk lorota contra outra.
    6
    0



  • Valdenice Tavares da Silva

    Quinta-Feira, 09 de Janeiro de 2025, 15h24
  • A campanha já começou!?
    6
    0



  • Zeca

    Quinta-Feira, 09 de Janeiro de 2025, 15h22
  • Surrupia estado durante vinte anos.
    7
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet