Secretária-geral do MDB, a deputada Janaína Riva reconheceu a força que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro possui com a cúpula nacional do partido após a decisão em manter o advogado Francisco Faiad no comando do diretório municipal em Cuiabá. À imprensa, nesta terça-feira (20), a parlamentar voltou a dizer que não vislumbra uma candidatura própria do partido nas eleições deste ano.
Faiad é aliado de Emanuel Pinheiro, desafeto de Janaína desde 2021, e quer que a sigla tenha candidatura própria nas eleições deste ano, o que vai contra o posicionamento do diretório estadual, comandado pelo ex-deputado federal Carlos Bezerra, que defende apoiar o deputado Eduardo Botelho (UB) no pleito e focar na chapa proporcional. "Eu acredito que agora o foco seja outro. Acho que vai ajudar com o foco de construir a chapa de vereadores. Eu vi que ele está pensando em um projeto majoritário, mas como eu disse, não é o projeto do diretório estadual, que já tinha optado antes por uma chapa de vereadores, uma composição com o Botelho. Agora a municipal está dando outro tom a essa discussão que é legítima, mas que não tem o nosso apoio", enfatizou.
Um dos nomes cogitados para assumir a "missão" é o deputado estadual Juca do Guaraná, que já foi presidente da Câmara Municipal da capital. No entanto, a ideia não é aprovada por todos os integrantes do diretório municipal, como é o caso da deputada.
A parlamentar reconheceu a força que o 'Clã Pinheiro' possui com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, mas declarou que o diretório estadual não tinha conhecimento sobre o regimento interno do partido que ficaria a cargo da nacional a nomeação do diretório das capitais. "Infelizmente é uma perda para o diretório estadual. A gente gostaria que aqui na capital o partido acompanhasse a decisão da estadual, mas eu não entendo como sendo uma perda pessoal. Eu lamento, mas temos aqui também um grupo que hoje tem 13 partidos nesse arco de aliança de apoio ao Botelho, que é onde eu queria que o MDB estivesse. Acredito que em outubro a gente vai ver quem de fato ganhou e quem perdeu com tudo isso", disse.
Questionada sobre a força política do prefeito, Riva foi enfática ao dizer que por ser gestor de uma capital, ele ainda tem relevância. "Eu acho que é um prefeito de capital, que para nacional tem relevância, mas não sinto dessa forma [como derrota]. Acho que tem força com a nacional, até por ser prefeito, mas eu acho que não passa disso", concluiu.
Renato Silveira
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024, 16h33Tiago S
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024, 12h17Francisco Silva
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024, 10h25Junior do povo
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024, 08h27Rosamaria Ferreira
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024, 08h26Marlan
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024, 08h23Pedro Paulo
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024, 07h37alvaro figueiredo
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024, 07h28Carmem Lucia
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024, 07h16Antônio Velasquez
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024, 07h13Pedro Paixão
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2024, 06h04