O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) se manifestou, nesta quarta-feira (26), sobre as possíveis filiações do deputado federal Juarez Costa (MDB) e do ex-secretário do Ministério da Agricultura Neri Geller (PP) ao Republicanos. Segundo o parlamentar, a informação sobre as articulações procede, conforme conversa que teve com o presidente do partido, Adilton Sachetti.
"Nosso partido tem ideais e um perfil de direita, alinhado nacionalmente com o presidente Bolsonaro e com o Tarcísio de Freitas. Temos defendido que, na impossibilidade da candidatura do Bolsonaro, o Tarcísio seja o candidato da direita. O Neri precisa deixar claro quais pautas pretende defender caso venha para o Republicanos", afirmou Guimarães.
O parlamentar enfatizou que a filiação ao Republicanos deve ser baseada em convicção ideológica, não apenas em interesses eleitorais. "O partido não pode ser usado apenas para uma eleição. Quem quiser se filiar precisa respeitar os preceitos do nosso estatuto e manter essa postura em um eventual mandato", acrescentou.
Questionado sobre seu posicionamento em relação à entrada do ex-membro do staff do presidente Lula (PT), Guimarães afirmou que aceita sua filiação, desde que haja um compromisso claro com a agenda da direita. "Se ele reconhecer que errou ao defender o governo do PT, e se realmente quiser estar em um partido como o Republicanos, será bem-vindo."
Guimarães reforçou que a migração de Geller demonstra o fracasso da gestão petista. "Se ele tem essa vontade e reconhece que o governo do PT faz mal para o Brasil, ele já está admitindo o erro automaticamente. Muitas pessoas, inclusive eleitores, mudam de ideia, e hoje acredito que boa parte do eleitorado reconhece que foi um erro ter eleito Lula em 2022."
Sobre os questionamentos a respeito do histórico político de Geller, como a polêmica no Ministério da Agricultura e a candidatura sub judice em 2022, Guimarães afirmou que a decisão caberá ao partido. "O Republicanos tem uma comissão de ética e um estatuto. Se o Neri se enquadrar e estiver alinhado com os ideais do partido, ele pode vir. Não conheço a fundo seus processos, mas sei que a avaliação é criteriosa."
Guimarães também mencionou que Sachetti citou os rumores sobre a entrada de Juarez Costa no Republicanos. Ele apontou que a filiação dependerá das suas ações no Congresso nos próximos meses. "O Republicanos é um partido organizado, que não está no desespero atrás de candidatos e tem bons nomes. Logicamente, quem vier para somar será bem-vindo. Ele precisa demonstrar agora, por meio de suas votações e posicionamentos, se realmente quer fazer parte de um partido de direita."
Segundo Guimarães, Costa já procurou lideranças do Republicanos para discutir a possibilidade de filiação. "Ele conversou com Sachetti e Otaviano Pivetta. O prazo legal para filiação é até março. Se ele quer se filiar, deve deixar claro seu compromisso com as pautas da direita e evitar defender medidas alinhadas ao governo do PT."
Santiago Gomes
Quinta-Feira, 27 de Março de 2025, 21h30Babá ovo do mito
Quinta-Feira, 27 de Março de 2025, 16h37Raul
Quinta-Feira, 27 de Março de 2025, 16h36Tonho
Quinta-Feira, 27 de Março de 2025, 16h21pedro
Quinta-Feira, 27 de Março de 2025, 16h08