Neurilan Fraga, o atual presidente da Associação Mato-Grossense de Municípios (AMM), denunciou que figuras políticas mato-grossenses e barões do agronegócio estão apoiando o rival, o prefeito de Primavera do Leste (235 km de Cuiabá), Leonardo Bortolin (MDB), nas eleições da entidade, que serão realizadas em 2 de outubro deste ano. Fraga preside a associação há quatro mandatos, ou seja, oito anos e tenta sua quinta reeleição consecutiva.
Já Bortolin defende a renovação e a oxigenação de ideias. No entanto, segundo denúncia de Fraga, a candidatura de Bortolin seria para satisfazer interesses pessoais e não da entidade.
Ele elencou que a deputada estadual Janaína Riva (MDB) e seu pai, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, seriam os principais articuladores do prefeito de Primavera. “A deputada estadual Janaina Riva e todo o MDB colocaram uma posição do partido em apoiar o Leonardo. Então, eles estão fazendo campanha para o Leonardo. O Riva também está ligando para prefeitos, pedindo e pressionando eles para votarem no Leonardo porque a AMM seria uma base de apoio político para a Janaina ser candidata a governadora ou senadora. Ela quer de todas as formas a AMM para usar a instituição para este projeto político pessoal dela. Isso são informações que os prefeitos me passam. O Eraí Maggi também está ligando para alguns prefeitos, onde ele tem propriedade pedindo voto para Leonardo. Presidentes dos Sindicato Rurais e pastores de Igrejas também estão pedindo voto para o Leonardo. Tem um grupo muito grande fora do eixo político ligando para prefeito pedindo apoio pro Leonardo”, explicitou Neurilan.
Para Neurilan, uma eventual vitória de Leonardo fará a entidade voltar ao passado. "O senhor Geraldo Riva é quem está coordenando a campanha do Léo Bortolin. Vocês sabem mais que eu quem é o senhor José Geraldo Riva. Então, como que pode um candidato que prega mudança e renovação, querer voltar a AMM pro passado?”
Dessa forma, Neurilan afirma que é ele quem defende a renovação e não Bortolin, uma vez que ao envolver a família Riva causaria um retrocesso. “Na verdade, quem representa renovação, mudança de paradigmas, sou eu! Comigo não tem volta ao passado, tem marcha para o presente, para o futuro. Comigo não tem retrocesso. Esse envolvimento político [do ex-deputado Riva] chega a ser até um absurdo”, afirmou.
Fraga atribuiu o interesse repentino na instituição ao bom trabalho realizado por ele, durante todos esses anos que está à frente da associação. “Quando eu assumi [a presidência], em 2015, a AMM não representava quase nada. Era um cabidão de empregos, não tinha musculatura política, nem institucional. Só tinha 62 prefeitos associados. Hoje não, hoje tem um credito junto aos demais poderes, ao Tribunal de Contas, que é um grande parceiro, além do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria, Assembleia Legislativa e Governo, virou uma instituição muito forte, resultado de um trabalho que a gente vem fazendo de 2015 pra cá”, concluiu.
Mesmo com um ‘time de peso’ apoiando seu adversário, Fraga afirmou que está confiante de que sairá vitorioso das eleições. Ainda, ele aproveitou a ocasião para desmentir que teria perdido diversos apoiadores, como tem sido publicado na mídia.
Segundo o atual presidente da AMM, os supostos “apoios perdidos” são de gestores que nunca atuaram na sua base de sustentação. Ele citou como exemplo o prefeito de Campo Verde (137 km de Cuiabá), Alexandre Lopes (União Brasil), que recentemente declarou apoio a seu rival.
Contudo, nunca foi apoiador de Fraga, de acordo com o próprio Neurilan. “O que aconteceu muito, que eu acompanhei pelas mídia sociais e pela imprensa foi que: “Prefeito Fulano deixa Neurilan”, mas aquele prefeito já não fazia parte do meu grupo de apoio. Por exemplo, o prefeito Alexandre de Campo Verde. Ele, desde o início, não era do meu apoio. Usaram muito essa estratégia de demostrar que eu estava perdendo apoio, mas eles já não eram meus eleitores. Perdi alguns apoios sim, mas foram muito poucos. Posso perder mais ainda? Posso, mas posso ganhar também. Ainda estou convicto e consciente de que vou continuar por três anos na AMM. Se Deus quiser, eu vou continuar trabalhando em prol dos municípios de Mato Grosso”, garantiu Neurilan Fraga, na entrevista.
Além disso, Fraga esclareceu um ponto que tem gerado controvérsias, isto é, a quantidade de prefeitos que estão apoiando tanto Neurilan quanto Bortolin. Isto porque, Fraga garante que conta com 100 gestores ao seu lado.
Já Léo Bortolin afirma que tem 60 prefeitos na sua base de sustentação. Contudo, Mato Grosso conta com apenas 141 municípios. Desses, apenas 128 são filiados à AMM e estão aptos a votar no pleito, que ocorrerá em outubro.
“Garanto que hoje tenho quase 100 apoios. Tenho mais de 90 prefeitos me apoiando e que vão votar em mim. Há dois meses, quando começou o processo político, eu tinha 101 apoios. Mas, agora eu devo estar na casa do 93 a 95 e tenho ainda alguns prefeitos que estão na dúvida, que podem votar em mim ou não”, pontuou.
Neurilan afirmou que não está preocupado com uma possível “mentira” dos gestores. Ou seja, aqueles que dizem que irão votar em Fraga, mas acabarão votando em seu rival, Leonardo Bortolin. “São poucos. Os prefeitos têm um grau de consciência muito grande. É muito diferente de uma eleição geral. Pode ser alguns que se veem em uma situação de aperto, de pressão e termina falando que vai me apoiar, mas lá na frente pode não acontecer. Esse não é meu caso. Eu não insisto, não persisto, não pressiono. Eu peço o apoio. Se falar que não vai apoiar está tudo bem, não muda nada”, esclareceu.
Ainda, o atual presidente da AMM aproveitou a entrevista para alfinetar seu adversário, Leonardo Bortolin. Segundo Fraga, todos os seus apoiadores são orgânicos, pois ele não está viajando pelo estado para pedir votos, como tem feito o prefeito de Primavera do Leste. “Eu não tenho viajado para o interior do Estado. Não tenho feito campanha visitando município por município até porque meu dia a dia é muito corrido. Estou muito focado nas questões dos municípios, principalmente agora com a reforma tributária. Agora, eu tenho conversado com os prefeitos, aqueles que vão à AMM, que eu ligo ou que me ligam. Tenho feito esse papel de pedir apoio, de pedir voto. Estou muito consciente da seriedade que é fazer política”, declarou.
alvaro figueiredo
Quinta-Feira, 10 de Agosto de 2023, 08h07pedro
Quinta-Feira, 10 de Agosto de 2023, 08h03serviço
Quinta-Feira, 10 de Agosto de 2023, 07h55Maria Flor os Santos
Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2023, 23h21JOSEH
Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2023, 21h48Heloísa
Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2023, 21h38FRANK SABIÁ
Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2023, 20h37Olair Antunes
Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2023, 20h02Douglas
Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2023, 19h32Paulo Fernando
Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2023, 18h53Sofia Marques
Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2023, 18h44Solta a Teta Neurilan
Quarta-Feira, 09 de Agosto de 2023, 18h20