Política Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 14h:26 | Atualizado:

Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 14h:26 | Atualizado:

POLÊMICA À VISTA

Distribuição de marmitas será proibida em ruas de Cuiabá

Medida vai afetar pessoas que vivem em situação de rua

ALLAN MESQUITA e YURI RAMIRES
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

ABILIO - RUA.jpg

 

Prefeito Abilio Brunini vai proibir a distribuição de marmitas nas ruas de Cuiabá. A ideia do gestor é construir um centro para que as pessoas em situação de rua possam se alimentar e receber atendimentos de assistência social e saúde. Também há a possibilidade de que a alimentação seja feita em pontos específicos, mas fora das vias públicas.   

Segundo Abilio, a proibição tem como base leis da vigilância sanitária que proíbem a distribuição de alimentos nas ruas. O gestor visitou áreas ocupadas por pessoas em situação de rua na manhã desta sexta-feira (17), onde constatou riscos a saúde individual e coletiva.

“Não quero mais continuar com esse programa de marmitas nas ruas. Também não quero que a sociedade faça isso, vamos orientar, estabelecer um local de refeição, que seja no restaurante popular ou em um centro de apoio”, disse o prefeito.

Para ele, além da questão sanitária, há ainda o ponto “facilitador” para que as pessoas continuem nas ruas. “Isso prejudica as ações para tentar tirá-las das ruas. Ao mesmo tem que a gente faz o trabalho de convencimento, tem gente facilitando”, disse.

Prefeito ainda apontou que a gestão vai começar a conscientizar associações, ONGs e entidades para que a comida não seja distribuída. Depois desse período, pode resultar em até multa pela fiscalização municipal.

“Não podemos dar multa para quem quer ser solidário. Não é essa a intenção. Vamos perguntar se querem oferecer em um lugar específico, dando apoio e suporte, mas orientando para que isso não seja feito em vias públicas”.

Questão de saúde

Na rotatória da Rodoviária de Cuiabá, Abilio conversou com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Lá, flagrou acumulo de todo o tipo de lixo, bem como resto de comida descartada de forma irregular.

“É uma situação de saúde pública. Essas pessoas estão acabando com suas vidas, estão com a saúde debilitada. O consumo de droga é constante, identificamos o consumo”, disse.

Prefeito vai ainda apresentar uma proposta de desocupação da área ao Ministério Público Estadual (MPE). “Não vamos permitir que sejam tratados desse jeito [...]. Vamos fazer uma limpeza no local, retirando o lixo, vamos apresentar uma proposta de realocação dessas pessoas”.

Uma das saídas é a criação de um centro especializado no prédio que era da assistência social, na avenida das Torres. Lá, a população teria acesso em serviços de saúde e também a alimentação.

“Não vamos aceitar esse sistema sendo abastecido pelo tráfico. Vamos instalar câmeras do programa Vigia Mais MT, identificar até os fornecedores que trazem a droga. Aqui é quase um suicídio, posicionamento de fim da própria vida”, finalizou.





Postar um novo comentário





Comentários (9)

  • Carlos

    Sábado, 18 de Janeiro de 2025, 04h33
  • Começou a política de higienizado social. Depois virá a política da raça superior/pura. Esse filme já é conhecido.
    6
    1



  • Senadinho cuiabano

    Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 16h58
  • PARABÉNS ABÍLIO, ENFIM ALGUEM COM CORAGEM P/ ENFRENTAR OS VAGABUNDOS, DROGADOS DA CRACOLÂNDIA CUIABANA!! ESSE POVO TEM VOLTAR DE ONDE VIERAM OU ACEITAR SER INTERNADOS PARA SEREM TRATADOS! FORA QUE SE FIZER UMA TRIAGEM 99% TEM PASSAGEM PELA POLÍCIA OU É PROCURADO PELA JUSTIÇA, INCLUSIVE A VÁRIOS TORNOZELADOS NO MEIO DELES, MUITOS SAIRAM NA SAIDINHA E ESTÃO SE ESCONDENDO NO MORRO DA LUZ, BECO DO CANDIERO E NO RESTANTE DO CENTRO!! PRA CIMA, ABILIO!!!
    1
    9



  • aquiles

    Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 16h58
  • tem que proibir mesmo, eles ganham dinheiro para comprar drogas e isso vira um vicio tem que mandar para sua cidade natal ou procurar suas familias
    1
    6



  • Re observação

    Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 16h41
  • QUANDO VOCÊ CRIA UMA LEI QUE PROÍBE DOAÇÃO DE ALIMENTO, VOCÊ NÃO TEM COMO FISCALIZAR COMO ESSA LEI SERÁ UTILIZADA EFETIVAMENTE, PODENDO SIM COIBIR A DOAÇÃO PARA PESSOAS NECESSITADAS. QUANTO A ROBALHEIRA QUE VOCÊ FALA TEM VÁRIOS POLÍTICOS ROUBANDO POR AI E DEIXANDO A CIDADE DE FORMA PRECÁRIA, SEM SAÚDE, ASFALTO, SEM SANEAMENTO BÁSICO. O POLÍTICO ENRIQUECENDO E VOCÊ TA FAZENDO O QUE PARA COLOCAR ESSES POLÍTICOS NA CADEIA ? ESTA VOTANDO NELE NOVAMENTE ? TEMOS GESTORES CONDENADOS POR CORRUPÇÃO E DESVIOS DE DINHEIRO DA POPULAÇÃO E QUE HOJE ESTÃO SOLTOS POR AI. PQ A LEI PARA CORRUPÇÃO É TÃO BRANDA E PARA ROUBO E ASSALTO É MAIOR, SENDO QUE A CORRUPÇÃO É UM ROUBO DE MILHÕES OU BILHÕES COM POTENCIAL DE CAUSALIDADE MUITO MAIOR PARA A VIDA DA SOCIEDADE E NASA ACONTECE COM ELES LADRÕES DE COLARINHO BRANCO OU DE TOGA ? SERÁ QUE AS LEIS FORAM FEITAS PARA PUNIR A TODOS DE FORMA CORRETA E EFICIENTE OU ELA FOI CRIADA PARA MANTER O SISTEMA DA FORMA QUE SE ENCONTRA. ONDE O RICO CADA VEZ FICA MAIS RICO E O POBRE CADA VEZ FICA MAIS POBRE. ENQUANTO ISSO A CLASSE MÉDIA VIRA CLASSE BAIXA E FICA BRIGANDO ENTRE SI E NÃO ENCHERGA QUE A CORRUPÇÃO E DESVIOS DO ESTADO COMO UM TODO TEM PENAS BEM INFERIOR PARA CRIMES DE MAIOR VALOR FINANCEIRO E COM UM MAIOR IMPACTO COMO UM TODO NA VIDA DA SOCIEDADE. E O RICO FICA MAIS RICO NOS SEUS PALACETES ALGUNS COM DINHEIRO DE CORRUPÇÃO E DESVIOS DE DINHEIRO PÚBLICO OU COM INCENTIVOS FISCAIS DADO PELO ESTADO FAZENDO COM QUE O PEQUENO EMPREENDEDOR NÃO CONSIGA COMPETIR COM UMA EMPRESA GRANDE QUE TEM INCENTIVOS FISCAL E PAGA MENOS IMPPSTO. O SISTEMA É BRUTO MAS NOS SOMOS MAIS AINDA. QUANDO ESSA LEI DA.MARMOTA AI SAIR VOU SER O PRIMEIRO A ENTRAR COM UMA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE NO STF. PASSAR BEM .
    9
    1



  • Observação!

    Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 15h55
  • Para o perfil Falta Amor no coração: Você ajudar alguém que precisa é muito diferente de você alimentar o vício deles pela droga e bebida. E você prefere distorcer o que abílio disse e não entendeu que Cuiabá não pode virar a cracolândia que virou São Paulo, por exemplo cheio de moradores de rua assaltando, traficando drogas e outras coisas piores. Cuiabá está cheio de lixo nas ruas, marmita jogado dessas pessoas que vc alimenta. Pelo jeito você não se deu o trabalho de ler tudo que está escrito na reportagem ou não sabe interpretar.
    7
    13



  • Mari

    Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 15h23
  • Junta todos e leva para o grande templo !!!Lá os irmãos irão ajudar os mais necessitados!!!CRENTE ATÉ O D>A;O É
    10
    4



  • Salvador de Oliveira Silva

    Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 15h07
  • Tem que tirar das ruas e levar para assembleia de Deus,os pastores adorar cuidar dos mais necessitados SQN!
    10
    4



  • FALTA AMOR O CORAÇÃO

    Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 14h59
  • E OS DIREITOS HUMANOS FICA AONDE E AI OAB E MPE MT? ENTÃO PQ A PESSOA É POBRE ESTÁ PEDINDO COMIDA NA RUA NÃO É UM.SER HUMANO ? OS VALORES HOJE SÃO OUTROS MESMO PARECE, QUE O POBRE MORRA É ISSO ? VAI PROIBIR QUEM TEM CORAÇÃO BOM E FAZ AS COISAS DE CORAÇÃO SEM OLHAR A QUEM E PORQUÊ ? ENTÃO PODE ME PRENDER PQ PARA QUEM TEM CORAÇÃO DURO, ÁGUA MOLE PEDRA DURA TANTO BATE ATÉ QUE FURA MEU AMOR NINGUÉM SEGURA. O MEU CORAÇÃO E PARA AJUDAR OS MAIS NECESSITADOS, SE VIEMOS NESSE MUNDO SÓ PARA APROVEITAR A VIDA E GUARDAR DINHEIRO. SEM AJUDAR NINGUÉM ENTÃO PARA QUE A VIDA VALE? VOCÊ ACUMULA DINHEIRO OU VIVE ? AJUDA AS PESSOAS ? OU PROIBI A DOAÇÃO DE ALIMENTOS PARA UM SER HUMANO ? E SE FOSSE SEU FILHO E VOCÊ FOSSE POBRE, E ESTAVA PEDINDO COMIDA E ALGUÉM PROIBIA O QUE VOCÊ IA PENSAR DESSA PESSOA, UMA PESSOA BOA OU UMA PESSOA RUIM DE CORAÇÃO ?
    17
    13



  • bird

    Sexta-Feira, 17 de Janeiro de 2025, 14h43
  • ESTÁ CERTISSIMO POIS ESSES ANDARILHOS NÃO SE AJUDAM JUNTO COM OS USUARIOS DE DROGA QUE NÃO QUEREM LARGAR DO VICÍO E AQUELAS PESSOAS QUE TEM A INTENÇÃO DE AJUDAR ACABA ACOMODANDO MAIS AINDA ESSAS PESSOAS PORQUE AS COISAS VEM FAÇEIS PARA ELAS AQUI TEM SER FEITO IGUAL A SANTA CATARINA USUARIOS DE DROGAS ANDARILHOS SE NÃO TRABALHAREM SE NÃO TRATAR DO SEUS VICÍOS O GOVERNO OU O MUNICIPIO DARÃO ALGUM RECURSO PARA ESSAS PESSOAS RETORNAREM AO SEU LOCAL DE ORIGEM POIS A MAIORIA DESSE PESSOAL NESSA SITUAÇÃO SÃO DE OUTRAS CAPITAIS
    13
    13











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet