Com a proximidade da disputa eleitoral, os vereadores por Cuiabá começam a se licenciar dos cargos para atuar como cabos eleitorais e beneficiar suplentes eleitos pela coligação da qual integraram nas eleições de 2012.
O vereador Domingos Sávio (SDD), encaminhou nesta quinta-feira (27) pedido de licença pelo período de 30 dias. No período, a vaga será ocupada pelo suplente Arnaldo Penha, que também trocou o PMDB pelo Solidariedade.
Quando houver o retorno, será a vez do vereador Haroldo Kuzai se licenciar para permitir que Penha permaneça 60 dias no exercício do mandato. “Nós firmamos esse compromisso no ano passado e agora estamos cumprindo. No período em que permanecer afastado, vou me dedicar a projetos pessoais e também a atividades internas do partido”, disse.
O vereador Allan Kardec (PT) também protocolou pedido de licença pelo período de 30 dias, que começa a vigorar a partir do dia 31 de março. No entanto, o beneficiado será o terceiro suplente, Aparecido Mendonça, uma vez que, os dois primeiros substitutos imediatos estão lotados em cargos públicos.
O primeiro suplente é Valdemir Pascoal, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). A segunda é a professora Enelinda, que atua em programas de combate à violência no contexto escolar pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Quando retornar, será a vez do vereador Arilson da Silva (PT) sair de licença pelo período de 30 dias para assegurar ao suplente Aparecido Mendonça 60 dias de mandato. “Esse acordo será cumprido. E no período em que permanecer afastado, vou trabalhar pelo fortalecimento da minha candidatura a deputado estadual e em ampliar as bases partidárias para alcançar isto”, revela o vereador Allan Kardec.