O prefeito de Jangada, Rogério Meira (PSD), deverá ser eleito com folga no próximo domingo (6), de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Percent Brasil, divulgada nesta quinta-feira (3). Segundo a amostragem, o gestor terá 65% do eleitorado, cenário totalmente diferente ao vivenciado por ele, em 2020, quando venceu a disputa por apenas 9 votos.
Rogério Meira voltou a enfrentar o ex-prefeito Gauchinho (UB), nas eleições deste ano. Em 2020, os dois protagonizaram uma disputa voto a voto, onde o atual gestor conquistou o cargo com 1.699 votos, contra 1.690 de Gauchinho e 1.655 do terceiro colocado à ocasião, Garrincha Mendes.
Na disputa deste ano, segundo a pesquisa do Percent Brasil na modalidade estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Rogério Meira vencerá com 65% dos votos, contra 20,2% de Gauchinho. A terceira posição ficaria com o sindicalista e ex-vereador de Jangada, Rosenval Rodrigues (PSDB), com apenas 4,1% do eleitorado. Brancos e nulos somaram 1,3% e outros 9,4% disseram estar indecisos.
Já na modalidade espontânea, onde os nomes não são apresentados aos entrevistados, Rogério Meira foi lembrado por 61% do eleitorado, contra 18,6% de Gauchinho e 2,8% de Rosenval Rodrigues. Brancos e nulos somaram 0,3% e 16,1% disseram estar indecisos. Outros 1,2% não responderam.
No quesito rejeição, onde os eleitores apontam em quem eles não votariam de forma alguma, Gauchinho foi o mais citado, com 17,5%, seguido por Rosenval Rodrigues, com 13,8%. Rogério Meira teve o nome apontado por apenas 9% dos entrevistados e outros 25,3% disseram não rejeitar nenhum dos três. Segundo a pesquisa, 27,7% não souberam e 6,7% não responderam ao questionamento.
CÂMARA
O Percent Brasil também questionou aos eleitores em quem eles votarão para vereador. O nome mais citado foi o de Carlão de Fio (PP), que registrou 6%, seguido por Lindomar Costa (Republicanos), com 5,5%, e o Sargento Vieira (Republicanos), com 5,3%.
A lista segue com Nestor da Zona Rural (PSB), com 3,5% e Geisiany Rodrigues (PSB), com 3,3%. A sexta posição ficou com Danilo Machado (PSD), com 2,8%, empatado com Júnior de Paula (UB) e Gilmar Nascimento (PSD). O nono nome da lista foi o de Benys Nascimento (PSB), lembrado por 2,5%, pouco a frente de Jone Souza (UB) e Marquinho Meira (PSD), ambos com 2,3%.
O instituto Percent Brasil entrevistou 400 eleitores de Jangada, entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro. A pesquisa, que está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-06893/2024, tem margem de erro de 4,77 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.