Política Domingo, 26 de Novembro de 2023, 19h:45 | Atualizado:

Domingo, 26 de Novembro de 2023, 19h:45 | Atualizado:

GAZETA DADOS

Em VG, Jayme lidera ao Governo; Mauro é favorito ao Senado

Cidade é "berço político" da família Campos

PABLO RODRIGO
A Gazeta

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

JAIME-MAURO-VIRGINIA.jpg

 

Instituto Gazeta Dados questionou os eleitores várzea-grandenses sobre a futura disputa ao governo do Estado em 2026, quando o atual governador Mauro Mendes (União) não poderá disputar a reeleição por estar em seu segundo mandato. Se a eleição fosse hoje, o senador Jayme Campos apareceria em 1º lugar com 33% da intenção de votos.

Em seguida, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) com 14%. Em terceiro lugar despontar o senador Wellington Fagundes (PL) com 11%, depois o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) com 8%, seguido pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), com 4%, e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) tem 2%.

Brancos e nulos somam 9% e 19% não souberam ou não quiseram responder. Já em um cenário sem Lúdio, Janaina Riva e Emanuel Pinheiro, Jayme Campos têm 39% da intenção de votos, seguido por Wellington Fagundes com 15%, Carlos Fávaro 7% e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) com 3%.

Outros 13% votariam branco ou nulo e 23% não souberam ou quiseram responder. Na modalidade espontânea - quando os nomes não são apresentados - Jayme também lidera com 6% da preferência dos várzea-grandenses.

Depois o senador Wellington Fagundes e Lúdio Cabral com 2% cada. Já Emanuel Pinheiro, Janaina Riva, o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (União), Carlos Fávaro, contam com 1% cada.

Outros nomes citados somam 1%. 85% não souberam ou não quise ram responder. O Instituto Gazeta Dados também avaliou a rejeição dos nomes apresentados como possíveis candidatos ao Palácio Paiaguás na sucessão de Mauro Mendes em 2026.

O prefeito Emanuel Pinheiro é o mais rejeitado pelo eleitorado da cidade vizinha. Questionados em quem não votariam de jeito nenhum para governador, 25% escolheram Emanuel.

Já o senador Jayme Campos aparece com 12% de rejeição. Depois vem o vice-governador Otaviano Pivetta com 5%.

Já Janaina Riva, Carlos Fávaro e Lúdio Cabral aparecem com 4% de rejeição cada um. O senador Wellington Fagundes é o menos rejeitado com 2%.

Já 11% não votariam em nenhum deles. Brancos e nulos 11% e não souberam ou não responderam 33%.

SENADO

Já na disputa ao Senado para 2026, quando os eleitores de Várzea Grande poderão escolher dois nomes para votar, o senador Jayme Campos continua sendo o mais lembrado no primeiro lugar com 30% da intenção de votos.

Em segundo lugar aparece o governador Mauro Mendes com 13%. Caso resolva ser candidato ao Senado, Mendes deverá renunciar ao mandato de governador do Estado até 31 de março de 2026.

Caso contrário, ficará impedido de concorrer ao pleito. Em terceiro lugar aparece o nome da única deputada estadual mulher de Mato Grosso, Janaina Riva, com 10% de preferência dos entrevistados, depois Wellington Fagundes com 6%, Lúdio Cabral tem 4%, Carlos Fávaro 3%, o deputado federal José Medeiros (PL) com 2%. Em último estão empatados Emanuel Pinheiro, Otaviano Pivetta e Antônio Galvan com 1% cada.

Brancos e nulos 5% e 19% não responderam. Neste cenário, Jayme e Fávaro poderão disputar à reeleição, já que ambos são senadores.

Já Fagundes acabou de ser reeleito senador e seu mandato vai até 2030. Já em relação ao segundo voto para senador do eleitorado várzeagrandense, Mauro Mendes aparece em 1º lugar com 17% da intenção de voto como segunda opção.

Jayme Campos, Wellington Fagundes e Janaina Riva aparecem como 2º voto para 9% dos entrevistados cada. Lúdio Cabral com 6%, Carlos Fávaro e a ex-deputada Rosa Neide com 4% cada, Emanuel Pinheiro e Pivetta 3% cada um, e, Margareth Buzetti (PSD) José Medeiros e Galvan, em últimos com 1% cada.

Brancos e nulos 2% e não responderam ou não souberam responder 31%. 





Postar um novo comentário





Comentários (8)

  • Alessandra

    Segunda-Feira, 27 de Novembro de 2023, 11h06
  • Moro em várzea grande desde criança para mim esse homem não me representa como varzeagrandense. E por isso que nossa vg nunca vai para frente a começar pela falta de água nos bairros que tipo de governo então ele não será. Pelo amor de Deus
    1
    0



  • Nico

    Segunda-Feira, 27 de Novembro de 2023, 10h40
  • Vergonha um povo desse ainda ser lembrado, e pior liderar pesqisa... nao deveria nem estat na politica mais.. já deu.
    1
    0



  • Paulo Henrique

    Segunda-Feira, 27 de Novembro de 2023, 09h26
  • Deus me livre esse homem pra governo. Não consegue nem resolver problemas da água em VG imagina o estrago que vai voltar a fazer no Estado. Não se esqueçam que quando governador deixou a folha de pagamento atrasada 4 meses!
    2
    0



  • Todos

    Segunda-Feira, 27 de Novembro de 2023, 08h45
  • SEMPRE AS MESMAS PESSOAS RENOVAÇÃO JA
    1
    0



  • Maedina

    Domingo, 26 de Novembro de 2023, 21h23
  • SONHO MEU.... SONHO MEU.... FILME QUE JÁ VIMOS...NÓS VIMOS DESCARTAR... NAS URNAS COM CERTEZA.
    10
    0



  • Márcio

    Domingo, 26 de Novembro de 2023, 21h13
  • Jayme Campos, o candidato do Lula, será expurgado da política em 2026, assim como foi o Bezerra, além dos demais traidores.
    14
    5



  • Renata

    Domingo, 26 de Novembro de 2023, 20h36
  • Sinceramente. VG passando falta de água, e ainda temos que ver uma pesquisa dessas. Como diz o ditado, cada um, tem o governo que merece. PARA/béns varzeagrandenses. Aff... Continuem assim que vão ver onde vão parar.
    18
    2



  • Rosimar

    Domingo, 26 de Novembro de 2023, 20h18
  • Que povo miserável! Essa jaime ferrou a vida de muita gente quando foi governador, o servidor publico ficou seis meses sem receber.
    20
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet