Política Terça-Feira, 20 de Maio de 2014, 22h:10 | Atualizado:

Terça-Feira, 20 de Maio de 2014, 22h:10 | Atualizado:

Notícia

Empreiteiras foram multadas em R$ 1,5 mi por falhas em obras da Copa em MT

 

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Dez multas foram aplicadas pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa) às empresas responsáveis pelas obras de mobilidade urbana e as consideradas essenciais para o Mundial, como os Centros Oficiais de Treinamento (COT), devido aos atrasos, totalizando cerca de R$ 1,5 milhão, e mais 20 pedidos feitos pelos engenheiros da secretaria estão em análise.

Sobre o valor das multas, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães afirma que não é possível aplicar multas quando o atraso se deu por desapropriação ou adequação de projeto, por exemplo. “Cada caso é um caso, e antes de tudo, todos têm que passar por um estudo. Não podemos fazer uma relação entre aditivos de obras e o que é penalidade”.

Dentre as empresas autuadas, está a Mendes Junior Trading e Engenharia, responsável pela construção da Arena Pantanal. Com um contrato assinado em de abril de 2010, a expectativa inicial era inaugurar oficialmente o estádio em dezembro de 2012, o que não foi possível devido ao atraso.

Assim, o mês de outubro de 2013 passou a ser considerado o prazo final, mas também não foi respeitado. De lá para cá, os meses de fevereiro, março e abril também chegaram a ser tratados como data-limite, mas nenhuma promessa foi cumprida.

Após tantos adiamentos a Arena enfim será entregue nesta quarta-feira (21).A construtora Engemat, responsável pela obra que compreende a pavimentação da avenida Jurumirim, onde é construída uma das 5 trincheiras da Grande Cuiabá, também foi multada pela Secopa.

Com um contrato assinado no ano de 2011, a empresa abandonou a obras em janeiro e foi responsabilizada pelo atraso na execução do serviço.

Outra empresa que teve que arcar com os atrasos foi a Três Irmãos Engenharia Ltda. Ela ainda está trabalhando na restauração das ruas do entorno da Arena Pantanal.

Acordada com a Secopa, no dia 05 de novembro de 2012, e com previsão de conclusão das obras para 11 de julho do ano passado, mais 2 aditivos de prazo foram expedidos. Com o contrato que previa a pavimentação da avenida Itaparica, no bairro Vista Alegre, a Dínamo Construtora Ltda, está dentre as empresas que não conseguiram cumprir com o acordo, o que também resultou na aplicação de multa.

Após inúmeros descumprimentos do contrato, a Secopa pediu a rescisão unilateral do contrato administrativo.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet