Política Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 13h:10 | Atualizado:

Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 13h:10 | Atualizado:

ATAQUES ÀS INSTITUIÇÕES

Empresário do agro em MT é investigado por patrocinar "atos criminosos"

Policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão contra Antônio Galvan

WELINGTON SABINO
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

antoniogalvan.jpg

 

O empresário do agronegócio mato-grossense, Antônio Galvan, que até 2020 era presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e hoje preside a Aprosoja Brasil, é apontado como possível patrocinador de “atos criminosos e violentos de protesto” às vésperas do feriado de 7 de setembro, durante uma suposta manifestação e “greve de caminhoneiros”. Por este motivo, ele também foi alvo da Polícia Federal (PF), que foi às ruas nesta sexta-feira (20) para cumprir mandados de busca e apreensão além de medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A postura de Antônio Galvan, organizando atos contra a democratia e pró-Bolsonaro, foi criticada pelo ex-governador, ex-senador e ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), um dos maiores nomes do agronegócio de Mato Grosso e do Brasil. Galvan está sendo procurado por agentes da PF para ter o celular apreendido e para ser ouvido na investigação em andamento.

A Procuradoria Geral da República (PGR) sustenta que postagens e vídeos publicados nos últimos dias demonstram que Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido pelo apelido “Zé Trovão”,  o cantor sertanejo Sérgio Reis (nome artístico de Sérgio Bavini), Eduardo Oliveira Araújo, Wellington Macedo de Souza, Antônio Galvan, Alexandre Urbano Raitz Petersen, Turíbio Torres, Juliano da Silva Martins, Bruno Henrique Semczeszm e o deputado federal Otoni Moura de Paulo Júnior (PSC–RJ) “têm convocado a população, através de redes sociais, a praticar atos criminosos e violentos de protesto”.

Conforme a PGR, o quadro probatório demonstra a atuação dos investigados na divulgação de mensagens, agressões e ameaças contra a Democracia, o Estado de Direito e suas instituições e, na conclusão da Procuradoria Geral da República, seria mais do que suficiente para caracterizar causa provável a justificar as medidas cautelares pleiteadas. De acordo com a PGR, o caso “não trata de mera retórica política de militante partidário, mas, sim, de atos materiais em curso conforme acima descrito, que podem atentar contra a Democracia e o regular funcionamento de suas Instituições”.

Em relação à organização dos atos criminosos, a PGR pontua que Alexandre Petersen é o presidente de uma associação civil de ‘defesa de direitos sociais’ denominada Coalização Pro-Civilização, que tem recebido transferência bancárias com uma chave PIX na qual figura o domínio o site Brasil Livre. “São doações de particulares para financiar a paralisação planejada por Zé Trovão, possivelmente patrocinada por Antônio Galvan e amplamente divulgada por Wellington Macedo e por sua Marcha para a Família”, consta no pedido de investigação acolhido por Alexandre de Moraes.

A Procuradoria-Geral da República citou ainda a exigência de um formulário acessível aos interessados, que visa fazer um levantamento de quantas pessoas irão participar do movimento “nível local e em Brasília”, havendo instruções para que os interessados procurem o responsável pelo evento em sua própria cidade ou acesse o site do Brasil Livre e aguarde a divulgação da relação dos líderes das caravanas de cada estado. Tal iniciativa, conforme a PGR, demonstra “que se trata de uma mobilização estruturada para essa empreitada criminosa”.

Em sua decisão, assinada na última quarta-feira (18), com determinação para cumprimento dos mandados no prazo máximo de 48 horas, o ministro Alexandre de Moraes afirma que as condutas dos investigados, “revelam-se ilícitas e gravíssimas, constituindo ameaça ilegal à segurança dos ministros do Supremo Tribunal Federal e aos membros do Congresso Nacional, revestindo-se de claro intuito de, por meio de violência e grave ameaça, coagir e impedir o exercício da judicatura e da atividade parlamentar, atentando contra a independência dos Poderes Judiciário e Legislativo, com flagrante afronta à manutenção do Estado Democrático  de Direito, em patente descompasso com o postulado da liberdade de expressão”.

Isso porque, segundo o ministro, “os investigados, expressamente, declaram o intuito de forçar o governo e o Exército a ‘tomar uma posição’ em uma mobilização em Brasília em prol do voto impresso, proposta que foi, recentemente, derrotada na Câmara dos Deputados, bem como exigem, mediante violência e grave ameaça, a destituição dos ministros do Supremo Tribunal Federal, pretendendo coagir, inclusive, o presidente do Senado Federal”.

Alexandre de Moraes afirma que “o objetivo dos investigados, conforme se vê da manifestação da Procuradoria-Geral da República, é dar um ‘ultimato’ no presidente do Senado Federal, invadir o prédio do Supremo Tribunal Federal, ‘quebrar tudo’ e retirar os magistrados dos respectivos cargos ‘na marra’”. Ele pontua que as manifestações criminosas e antidemocráticas estão sendo programadas para a proximidade do feriado nacional da Independência do Brasil, em 7 de setembro deste na e os investigados estão se valendo de publicações em redes sociais (Youtube, Instagram, Facebook)

Nessas plataformas, os investigados estavam se mobilizando para instigar os seus seguidores e tentar coagir a população brasileira em geral, a atentar contra o Estado Democrático de Direito brasileiro e suas instituições republicanas, inclusive com incentivo a atos expressos de ameaça e violência física. “A gravidade dos fatos investigados foi amplamente exposta pela Procuradoria Geral da República, e as manifestações dos investigados, repita-se, podem ser sintetizadas pelo trecho abaixo transcrito, atribuído ao investigado Sérgio Reis”.

Conforme a Procuradoria Geral da República, o cantor Sérgio Reis além de fazer ameaças em áudio ameaçando “invadir , quebrar tudo e tirar os caras na marra”, também aparece em vídeo divulgado por Wellington Macedo, no dia 13 de agosto deste ano. Ele está ao lado de Marcos Antônio Pereira Gomes (Zé Trovão), Eduardo Araújo e Antônio Galvan, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja, discursando para cerca de 23  empresários do agronegócio na sede da entidade, em Brasília.

Diante das informações levadas pela PGR, o ministro mandou instaurar inquérito contra todos os citados, incluindo Antônio Galvan, autorizando busca e apreensão de documentos e bens que se relacionem aos fatos e delitos sob apuração, além de celulares, computadores, tablets e quaisquer outros dispositivos eletrônicos.

Também impôs aos investigados a restrição de aproximação de um quilômetro de raio da Praça dos Três Poderes, dos ministros do Supremo Tribunal Federal e dos senadores da República “para evitar a prática de infrações penais e preservação da integridade física e psicológica dos ministros, senadores, servidores ali lotados, bem como do público em geral que diariamente frequenta e transita nas imediações”.

Alexandre de Moraes ainda mandou enviar ofício às empresas responsáveis pelo Facebook, Instagram, Twitter e You Tube para que procedam ao bloqueio imediato dos perfis de titularidade dos investigados, a serem indicados pela Procuradoria Geral da República e pela autoridade policial. Também ordenou ao Banco Central que bloquei a chave Pix [email protected] e a conta bancária que ela está encontra vinculada.

Ainda como parte das cautelares deferidas por Alexandre de Moraes, os investigados não poderão se comunicar entre si e com os manifestantes, nem participar de manifestações em quaisquer redes sociais. Ainda, estão proibidos de participar de eventos em ruas e monumentos no Distrito Federal.





Postar um novo comentário





Comentários (18)

  • Jorge

    Sábado, 21 de Agosto de 2021, 11h42
  • Agora defender o Brasil e a constituição é antidemocrático no entanto vertir vermelho tocar fogo em patrimônio público é democrático.
    0
    0



  • DEVAIR VALIM DE MELO

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 22h16
  • PARABÉNS, PARABÉNS MIL VEZES VC REPRESENTA OS HOMENS E MULHERES DE BEM OS SONEGADORES, COVARDES E CORRUPITOS TE CRITICAM PORQUE QUER CONTINUAR ROUBANDO O PAÍS. SO QUE ELES ESTAO ENGANADOS DEUS PROVERÁ E ELES SERAM ELEININADOS PRIMEIRO PELA CHINA POIS CHINA NAO GOSTA DE CORRUPITOS .. PARABÉNS
    3
    3



  • Pacufrito

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 20h15
  • Este bandidos até que o governo federal financiava invasões de terra me MST estava tudo certo, cambada de imorais.
    3
    2



  • Nem lulla Nem Bolsonabo

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 17h08
  • De um lado militantes lullo/petistas gritam palavras de ordem: - inhóóó, inhóóó, inhóóó!!!! Do outro lado militantes bolsonaristas retrucam prontamente eu um tom de voz ensurdecedor: - Muuuuuu, Muuuuu, Muuuuuu!!! Haja pasto para tantos quadrúpedes.
    2
    2



  • Moraes

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 16h19
  • Faz arminha que melhora, tiozão reacionário !
    7
    1



  • Ggm

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 15h53
  • Ficou ruim para aprosoja, esse cidadão extrapolou. Impitman já.
    13
    5



  • Eleitor

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 15h41
  • Só avisando para esse senhor que usa a aprosoja para atacar as instituições e os servidores públicos que os agentes da PF e o ministro do supremo todos são servidores publicos...Será porque ele é contra os servidores publicos?
    13
    4



  • Nem lulla Nem Bolsonabo

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 15h37
  • Milicianos vs OrCrim, a eleição do século... quem se eleger não deixará pedra sobre pedra.
    4
    4



  • Nem Lulla Nem Bolsonabo

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 15h36
  • Pra que time você torce, o time da organização criminosa que depenou o Brasil, ou para o time dos Milicianos que estão destruindo o Brasil com técnicas de gestão que até um demente teria vergonha. Detalhe qualquer um dos dois lados leva o centrão de brinde.
    3
    6



  • joao batista da costa

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 15h21
  • E impressão minha ou é esse senhor na faz ideia da encrenca que ele está metido juntamente com seu grupo? Melhor dormir de butina, o desfecho disso a gente está vendo sempre aqui no Brasil.
    8
    2



  • Sil

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 15h06
  • Folhamax, muda a chamada tá feio essa lado esse lado de fazer jornalismo, que atos criminosos, pessoas que vão contra a arbitrariedade do STF agora e criminosos ter opinião é crime, soltar bandido para ser presidente é o que então, Zé Dirceu falando que não precisa de eleição para tomar o poder é o que... acabou liberdade de expressão ...gente de bem é tratada por essa imprensa como terrorista... dinheiro chinês está chegando em todas as plataformas.
    6
    15



  • Galdencio

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 14h54
  • Decisão do faccionado Xandão do PCC. Sua batata tá assando vc vai ser enforcado em praça pública.
    7
    12



  • Ana maria

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 14h02
  • Agro mais??? Só se for mais destruição do meio ambiente, mais corrupção e mais reacionarismo. Propaganda na televisão enganosa e safada, a cara da emissora dessa televisão aliada da ditadura militar.
    15
    6



  • Observador social

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 13h59
  • Agro Mais??? Compraram até espaço na televisão com um programinha para maquiar a realidade e mostrar o lado bonzinho desses devastadores do meio ambiente e anti democratas. Agro não é pop, agro destrói, Agro é Mais destruição!!!
    14
    6



  • Rapaz

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 13h53
  • Vc da esquerda que esta achando isso certo... Saiba que assim que voltarem ao poder o mesmo ocorrera... Nosso pais esta se tornando uma ditadura sem precedentes... Protestar agora é algo criminoso... Leia a constituição
    8
    14



  • Fernando G Xoga

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 13h52
  • Tigrão na internet, xuxuca na hora de enfrentar o STF.
    19
    4



  • alexandre

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 13h35
  • desde quando protestar virou ato criminoso ?
    12
    25



  • Marcio

    Sexta-Feira, 20 de Agosto de 2021, 13h26
  • Atos criminosos?! e as prisões arbitrárias a mando do Alexandre de Moraes? e as movimentações suspeitas detectadas pelo COAF nas contas do Gilmar Mendes e Tóffoli que não puderam ser investiga? e a anulação das sentenças de Lula após ter sido condenado em três instâncias? O Brasil tem que reagir sob pena de entrar no obscurantismo de uma ditadura da Toga.
    14
    23









Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet