Nesta segunda-feira (7) o deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) estará no Uruguai representando Mato Grosso Parlamento dos países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul), o Parlasul. No encontro mudanças do regimento interno e debates para fomentar o comércio entre os países do bloco do Mercosul.
Entre as principais atividades do Parlamento estão: a mudança do Regimento Interno, e em seguida a pauta legislativa estará aberta para debater questões de interesse, desenvolvimento e fortalecimento comercial entre os cinco países que compõem o bloco do Mercosul - Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Uma das mudanças pretendidas no Regimento é o aumento de seis meses para um ano do tempo do mandato do presidente do colegiado. Também de extrema relevância é a escolha dos parlamentares brasileiros que vão ocupar a presidência e a vice-presidência das comissões permanentes do Parlasul que são destinadas ao Brasil.
Os representantes do Parlasul têm como atribuição acompanhar e emitir pareceres sobre todas as propostas referentes ao Mercosul, além de promover Naudiências e solicitar esclarecimentos ou depoimentos de qualquer autoridade ou cidadão. A sede do Parlasul fica em Montevidéu, Uruguai, e cada representação mantém uma secretaria nos respectivos Congressos Nacionais.
PROGRAMAÇÃO
A agenda do evento inicia nesta segunda-feira (7) no início da manhã com a reunião coordenação da Delegação Brasileira. As 10 h acontecem a Reunião de Instalação das Comissões Permanentes e Instalação e eleição de Presidentes das Comissões.
Meio-dia será realizado o almoço e Reunião de Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul, logo após a Reunião Especial do Modificação do Regimento Interno.
Na sequência inicia o XI Sessão Extraordinária do Parlamento do Mercosul, com uma homenagem a Nelson Mandela e para finalizar a XXIX Sessão Ordinária do Parlamento do Mercosul.