Política Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023, 15h:10 | Atualizado:

Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023, 15h:10 | Atualizado:

AEROPORTO

Estação do VLT será terminal do BRT, em VG; modal não deve passar na Couto

Governo ainda não apresentou novo traçado de modal

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

ESTACAO VLT, VG.jpg

 

Por meio da intermediação do senador Jayme Campos (UB), a proposta que transforma estação do Veículo Leve sobre trilhos (VLT) no Aeroporto Marechal Rondon em terminal para o Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) em Várzea Grande foi oficializada no Governo do Estado após reunião nesta segunda-feira (2). A reivindicação defendida pelos comerciantes e empresários da é que as obras do BRT não passassem pela Avenida Couto Magalhães, voltando ao traçado antigo projetado para o modal. 

A nova rota recém-apresentada é vista com ressalvas, pois pode prejudicar todo o setor, como aconteceu na Avenida da FEB, quando as obras do antigo (VLT) começaram há dez anos. No momento, as obras do BRT estão em sua quinta fase, e prestes a serem iniciadas na Couto Magalhães.

No entanto, o Governo suspendeu o início dos trabalhos devido à mobilização dos comerciantes. Prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) agradeceu ao governador Mauro Mendes (UB) e disse que aguarda receber o expediente da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) para reunir demais autoridades e apresentar um estudo sobre o novo traçado. “Governador Mauro Mendes foi muito acessível, nos atendeu, nos ouviu e nós mantivemos a ideia de utilizar o terminal que seria do VLT no Aeroporto. Agora vamos reunir as demais autoridades e os empresários, para que a gente faça isso através de oficio, via Sinfra. Ainda faremos um estudo, que será apresentado ao governo, de como ficará essa mobilidade [baldeações]. Recebendo o expediente da Sinfra, em 72 horas da notificação daremos a resposta”, explicou. 

O imbróglio envolvendo os modais começou há cerca de dois anos, quando o governador desistiu de implantar o VLT no Estado e optou pela implementação do BRT, que tem sido alvo de resistência por parte do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro(MDB). Pinheiro, inclusive tentou barrar judicialmente a obra BRT no Estado, mesmo após uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) ter autorizado o início das obras em dezembro do ano passado. 

O prefeito levanta a bandeira de que o VLT não pode ser tirado do projeto de instalação, visto que já houve milhões de dinheiro público gastos com o modal. O VLT foi projetado há mais de dez anos, em 2012, como a maior obra de mobilidade urbana em Cuiabá, que receberia jogos da Copa do Mundo em 2014. 

No entanto, a obra não ficou pronta a tempo e foi paralisada em dezembro do mesmo ano. Até o momento o prejuízo do modal foi de mais de R$ 1,4 bilhão. Em 2020, o governador anunciou que iria substituir o VLT pelo Ônibus de Transporte Rápido (BRT sigla em inglês). Os trilhos do antigo modal, que nunca chegou a circular, foram retirados da Avenida da FEB, em Várzea Grande.





Postar um novo comentário





Comentários (10)

  • O CRITICO

    Terça-Feira, 03 de Outubro de 2023, 09h38
  • King deve ser pau rodado pois parece que se ofendeu com o meu comentário Há antes que me esqueça a falta de acento na palavra CRITICO é proposital, trata-se de Pseudônimo. viu.
    1
    0



  • Paulo

    Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023, 21h34
  • Esse governo nunca me enganou, vamos voltar lá atrás e veja quem era esse governo MT e veja quem e agora, abre o olho povo MT, esse povo governo gosta do que MT proporciona a eles não tá nem aí com o povo, a eleição tá logo aí vamos saber votar e da o troco nessa cambada que cada dia fica mas rico, volta lá atrás e faça a comparação aí não tem santo
    2
    0



  • King

    Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023, 20h25
  • Ao "O Crítico(com acento)" :qual o problema de não ser de Cuiabá? O Emanuel Pinheiro é daqui. Se orgulha dele? O q seria dos povos se não fosse os de fora q vem ajudar a construir uma cidade, um estado e um país? Ganhamos conhecimento, meu caro. Pare c esse pensamento retrógrado, não fale asneiras, e acentue a palavra crítico da próxima vez.
    1
    3



  • João da Costa

    Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023, 20h19
  • Se analisarmos com calma, veremos que o centro de vg em pouco tempo vai ficar deserto, pois o centro comercial obrigatoriamente vai mudar pra facilitar o acesso da periferia, me parece que estão dando um tiro no pé.
    2
    0



  • Pedro Aquino Filho rep. Assut MT

    Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023, 18h02
  • Lamentável Que várgea grande tem dono e é meia dúzia de senhores feudais!! ninguém ouviu os usuários que é quem realmente usa transporte publico a única cidade do mundo onde o brt que não é o melhor transporte que as cidades de Cuiabá e VG merecem mais melhor do que esses ônibus reformados e arcaico que existe!! Meia dúzia de senhores decidindo por toda uma população !! Hora é questão de lógica eu usuário do transporte moro no fina de V.G pego um ônibus sem ar venho até o terminal do BRT no aeroporto vou pagar somente uma passagem quero ir em uma farmácia, loja ,ou banco vou descer no terminal faço integração vou pegar outro ônibus ou pego o Brt que é mais confortável e vou a Cuiabá? Pedro Aquino pres. da ASSUT MT
    2
    0



  • O CRITICO

    Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023, 16h42
  • COMO SEMPRE ESSE PESSOAL DA TERRA (POLITICOS) FICAM DE JOELHOS AOS PAU RODADOS, NÃO TEM NADA QUE AGRADECER AO GOVERNADOR , TEM QUE MOSTRAR A ELE QUE NA CIDADE QUEM MANDA É O POVO , SEMPRE FICAM ENALTECENDO ESSE GOVERNDOR AI COMO SE ESTIVESSE FAZENDO UM FAVOR AO POVO DE VG E CUIABÁ. AOS POLITICOS DA TERRA TA NA HORA DE ACORDAR E ELEGER GENTE NOSSA , FICA PARECENDO QUE OS GESTORES DA TERRA SÃO INCOMPETENTES.CHEGA DE PAU RODADO.
    7
    6



  • Fulano

    Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023, 16h38
  • Um detalhe, será que a obra ficará mais barato? Pois qualquer idiota já sabia que esse trajeto não seria viável, assim como ontrajeto que subirá a Getúlio e descerá pela Isac póvoas. Projeto apenas pra sobrar dinheiro, pois sabem que não é viável, e ainda terá aditivos. Manobra do governo. Tá chovendo dinheiro.
    4
    2



  • Fulano

    Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023, 16h35
  • Nem deveria vir pra VG, o certo é tirar esse aeroporto que separa VG do Cristo rei, transformar a área num centro financeiro , comercial ou administrativo, derrubar todas as pontes que liga VG a Cuiabá, e deixar essa VG isolada somente para os Várzea grandenses adoradores do campos.
    5
    2



  • Ligado

    Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023, 16h30
  • Mauro Mentes se acha o gostosão, quer decidir tudo sozinho como se fosse um Rei. E o pior será quando chegar na Fernando Correia e Prainha, Avenidas muito estreitas para implantar BRT. Se o VLT que é mais estreito, já seria complicado para as avenidas de Cuiabá. Imaginem o BRT. Vai, simplesmente "trancar" essas avenidas!!! Ou seja. por conta da arrogância do Mentes, o trânsito da capital vai piorar e muito. E quem criticou o VLT e defende BRT vai ficar com cara de bunda!!
    7
    3



  • Ocaradepau

    Segunda-Feira, 02 de Outubro de 2023, 15h53
  • E PROJETO MAU ELABORADO FEZ UM BARULHO ENORME E A VG PREJUDICADA DEU NO QUE DEU.
    10
    4











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet