O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso (PT-MT) anunciou que apenas dois nomes disputaram a presidência da sigla, sucedendo o atual presidente, Valdir Barranco, que deixa o comando da sigla a partir de julho. Candidataram-se ao cargo a ex-deputada federal Professora Rosa Neide, e o professor e sindicalista, Domingos Garcia. O prazo para inscrição de candidaturas se encerrou no último dia 9 de maio, após ser adiado duas vezes.
A eleição para escolha da nova presidência ocorrerá em 6 de julho, por meio do Processo de Eleições Diretas (PED), marcado para 6 de julho, quando também serão definidas as direções municipais e nacional do partido.
Rosa Neide concorre com o número 380, enquanto Domingos Garcia disputa com o número 310. Os eleitos para as direções partidárias, conselhos fiscais e comissões de ética terão mandato de quatro anos.
Essa é a primeira eleição para troca de presidência da sigla, após sete anos. Em 2017, durante a prisão do presidente Lula (PT) e o impeachment de então presidente, Dilma Rouseff (PT), aconteceu a última eleição para diretório estadual. Na época, Valdir Barranco foi eleito presidente.
Barranco anunciou sua decisão de não pleitear a reeleição ainda em março. Na ocasião, o deputado disse que entendia que já tinha dado sua contribuição.
“Eu estou deixando [a presidência estadual], já cumpri a minha contribuição Eu fui eleito em 2017, no período mais difícil da história do PT, com o golpe contra Dilma, com as vésperas da prisão do presidente Lula, passamos por todo esse período. Eu acho que hoje a gente já vive um momento muito melhor, organizamos o partido, organizamos as finanças, organizamos a sede. Agora vamos ter eleição, embora o diretor nacional tenha definido que quem está com mandato pode ainda se candidatar, mas é uma eleição pessoal minha. Não serei candidato, o meu apoio pessoal será para Rosa Neide”, disse o deputado.
Carlão Ferreira
Quinta-Feira, 15 de Maio de 2025, 14h22Aecio
Quinta-Feira, 15 de Maio de 2025, 10h46