Conforme apurado por FOLHAMAX, o advogado Ussiel Tavares, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é um dos alvos da 5ª fase da Operação Sisamnes, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (13). Outro alvo da ação policial é uma ex-secretária do advogado Roberto Zampieri, assassinado a tiros em dezembro de 2023, em Cuiabá, que teria a incumbência de monitorar processos em tramite no Judiciário do Estado.
Uma agência de turismo em Primavera do Leste também foi "visitada" por agentes da PF. A operação apura crimes como lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, câmbio ilegal, evasão de divisas e organização criminosa. A ação é um desdobramento das investigações originadas a partir da análise do celular do advogado Roberto Zampieri, assassinado a tiros.
Os dados apontaram a existência de um esquema de venda de sentenças no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e em outros tribunais pelo país. O lobista e empresário Andreson Gonçalves, envolvido no caso, já está preso.
De acordo com a PF, as investigações revelaram uma rede empresarial-financeira criada para lavar dinheiro e ocultar a origem ilícita de supostos pagamentos de propina em troca de decisões judiciais favoráveis no STJ.
O objetivo era apagar o rastro entre os corruptores e os servidores públicos corrompidos. Além de Mato Grosso, são cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Distrio Federal.
Por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), além dos mandados de busca e apreensão, a PF determinou o bloqueio de bens no valor aproximado de R$ 20 milhões e a proibição de saída do país pelos investigados, com apreensão de passaportes.
NOTA OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) recebeu na manhã desta terça-feira (13) a notícia da deflagração da 5ª fase da Operação Sisamnes. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, dentre eles consta o nome do membro honorário vitalício e ex-presidente da OAB, Ussiel Tavares.
Informamos que a OAB-MT acompanha a operação por meio do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) para resguardar as devidas prerrogativas e direito à ampla defesa e ao contraditório. A OAB-MT está atenta aos desdobramentos das investigações e reitera que confia nos órgãos competentes para a elucidação dos fatos.
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SECCIONAL MATO GROSSO
Carlos
Terça-Feira, 13 de Maio de 2025, 11h03GISELO
Terça-Feira, 13 de Maio de 2025, 10h44Ricardo
Terça-Feira, 13 de Maio de 2025, 10h00Cuiabano
Terça-Feira, 13 de Maio de 2025, 09h34