Política Sábado, 27 de Abril de 2019, 13h:10 | Atualizado:

Sábado, 27 de Abril de 2019, 13h:10 | Atualizado:

VEJA VÍDEO

Indígena enquadra deputado de MT: "são vocês que estão roubando"

Medeiros acabou sendo vaiado durante audiência pública

WELINGTON SABINO
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

José Medeiros e india

 

O deputado federal José Medeiros (Pode) foi vaiado por indígenas nesta quinta-feira (25), na Câmara dos Deputados, durante uma audiência pública que debateu as consequências da Medida Provisória (MP) 870/2019, que desmontou a Fundação Nacional do Índio (Funai). A indígena Tuíra Kayapó se levantou e foi até o deputado confrontá-lo afirmando que “são deputados que estão roubando dinheiro” e não os indígenas. 

Um vídeo publicado no Facebook na página da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), mostra o enfrentamento no qual a indígena usou sua língua nativa para uma resposta ao parlamentar após ele alegar que tem “malandro ganhando dinheiro em cima dos índios”.  A gravação mostra o parlamentar se justificando após ser confrontado por indígenas que participavam da audiência. “Eu xinguei quem aqui? Eu falei que tem malandro ganhando dinheiro em cima dos índios. Os índios estão em cima de jazidas de diamantes que não podem tirar um diamante. Eles têm madeira que não podem fazer um manejo, tem terra que não pode fazer uma agricultura”, disse Medeiros ao ser interrompido por vaias. 

Em seguida a indígena Tuíra Kayapó se levanta e vai até a cadeira do parlamentar. “Deputado, ouças minhas palavras, eu sou Kayapó, tem que ouvir minhas falas. Fiquei ouvindo você falar em dinheiro e agora vou falar pra você”, diz ela diante de Medeiros que continua sentado. 

“É vocês aqui deputados que estão roubando dinheiro, não foi nós Kayapó que roubamos o dinheiro. É aqui nesta casa que vocês deputados desviam o dinheiro. Nós não estamos vendendo minério, é vocês que gostam de extrair minério”, continua a representante Kayapó. 

“Deputado, leva minha mensagem para seu chefe nos respeitar, tem que respeitar a nossa Funai. Deixa a Funai inteira pra nós. A Funai é o nosso órgão há muito tempo por isso defendemos, deixa inteira pra nós. Não fique bagunçando nossa saúde indígena. Deputado, deixa nossa saúde do mesmo jeito que está para que possamos defender coisas assim como: mata, rio, Funai, Saúde e entre outros”, finalizou. 

O vídeo com a tradução para o português foi disponibilizado pelo Acampamento Terra Livre durante. A audiência foi realizada no contexto do Encontro Nacional em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas realizado em Brasília que começou na última quarta-feira (24) e termina nesta sexta-feira (26).

De acordo com a Apib, a indígena Tuíra é uma personagem histórica e  passou um facão no rosto do então presidente da Eletronorte, José Muniz Lopes, na audiência em que indígenas protestavam contra o projeto da hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira, no Pará, em 1989. 

DESMONTE 

Primeira medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), a  MP 870/19 desconsidera diferenças explícitas na Constituição entre a atividade produtiva indígena e a atividade econômica em geral. Pelo texto da medida provisória, a Funai deixa de ser responsável pela demarcação de terras indígenas. Tal função passará a ser feita pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vinculado à pasta da Agricultura, Pecuária e Abastecimento comandado pela ministra Tereza Cristina. 

Na quarta-feira (24), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido do PSB para devolver à Funai a atribuição de demarcar terras indígenas.

 





Postar um novo comentário





Comentários (16)

  • Maria Luiza Fernandes

    Domingo, 28 de Abril de 2019, 13h13
  • Parabéns Medeiros por ter coragem de falar o que o povo pensa. Chega de deputado que faz cara de paisagem para os problemas do nosso país. As pessoas que criticam aqui ainda não percberam que as coisas mudaram. Os índios não percebem que estão fazendo o jogo dos seus exploradores.
    1
    1



  • Thiago Vieira

    Domingo, 28 de Abril de 2019, 13h10
  • Deputado não defende os índios, eles preferem ser manipulados e morrerem de fome. Tenho pena deles! É uma máfia essa Funai.
    1
    1



  • elias

    Sábado, 27 de Abril de 2019, 22h32
  • Ver o medeiros levar um esporro da india nao tem preço.
    2
    1



  • Shomano

    Sábado, 27 de Abril de 2019, 21h54
  • Eu não sabia era que tem índio de esquerda já. Porque com o Presidente, os índios que estiveram com ele apoiam e aplaudem as medidas do Bolsonaro. Então, essa um dia aí deve ter se contaminado com a esquerda bandida.
    1
    1



  • Raimundo

    Sábado, 27 de Abril de 2019, 21h00
  • Deixa de dar corda pra esse povo da Funai, fecha logo essa espelunca e acabei de vez com esse órgão que virou cabide de emprego para baderneiros do PT.
    1
    1



  • Ivo

    Sábado, 27 de Abril de 2019, 16h29
  • Parabéns a essa Índia só faltou ter dado na cara desse crapula e verme humana
    7
    8



  • Ivo

    Sábado, 27 de Abril de 2019, 16h26
  • Vergonha maior e quem colocou esse desqualificado um lixo humano como deputado de Mato Grosso. Que se acha algo mais e um verme. Vergonha de mto grosso esse aumento rodado
    6
    8



  • Jos?

    Sábado, 27 de Abril de 2019, 16h23
  • Ba deputado Medeiros até os índios sabem quem são os ladrões é deputado.depois dessa é melhor enssacar a viola
    6
    6



  • Antonio Joaquim Guimaraes

    Sábado, 27 de Abril de 2019, 16h04
  • esta indio com mais sabedoria que este deputado , uma vergonha, vai la deputado, ficar 2 dias com os indios para vc ver, mas vai sem sseu celular , ou vai la pra tirar self pra mandar para o presidente, o povo de mato grosso errou por eleger vc , vc não representa a classe pobre, vc foi na aldeia pedir voto? eu aposto que sim. O povo de mato grosso errou vergonhasamente, vc brigando com outro deputado pq falou mal do presidente, ditadura acabou meu nobre, o povo de mato grosso errou e vc mais uma vez não nos representa, ms ta certo, daqui uns dias tem mais eleições , vamos ver se vc vai conseguir enganar os indigenas e o pov mato grossense. Vc não nos representa, uma puxa saco que segue uma ideologia pifia, quer desmatar para deixar tudo para os americanos, vir aqui e tomar conta do nosso pais, Vc não nos representa, o povo mato grossense errou, com este erro nos acertou em cheio, errar uma vez é humano , mais de uma vez é burrice mesmo.
    6
    7



  • Ggm

    Sábado, 27 de Abril de 2019, 15h49
  • Povos indígenas genuinamente brasileiros, Medeiros e intruso.
    6
    5



  • Servidor p?blico estadual

    Sábado, 27 de Abril de 2019, 15h10
  • Medeiros nunca mais fará média com índio, fez média falando que eles estavam sendo usados e eles ainda ficou bravo com você. Kkkkkkkkkkk O povo não quer melhorar eles pedem pra deixar como está, índio morrendo por desnutrição e falta de atenção básica de saúde. São manipulados por um certo povo .
    13
    9



  • Mari?

    Sábado, 27 de Abril de 2019, 14h29
  • Parabéns a essa Índia 👏👏👏👏.Esse deputadinho de meia tigela tá se achando o gás da coca cola..Ridículo palhaço 🤬🤬🤬🤬🤬
    16
    12



  • LUIS

    Sábado, 27 de Abril de 2019, 14h20
  • Esse deputado é, está sendo e sempre será ridículo...um ex-PRF que não entende nada de segurança, de serviço público e do Estado que diz representar.
    11
    8



  • Dom Quixote de La Mancha

    Sábado, 27 de Abril de 2019, 13h56
  • Concordo com a Índia.
    19
    20



  • Henrique Dias

    Sábado, 27 de Abril de 2019, 13h44
  • Demorou para acabar com a Funai. Indios foram feitos a vida toda de gado para partidos corruptos. Conduzidos por um bando de bandidos que queriam ganhar em cima deles. Vivem cometendo crimes nas estradas roubando pedágio dos motoristas. Não existe mudança sem contrariar quem está ganhando dinheiro com o caos. Força Bolsonaro, a luta vai ser grande mas os honestos são a maioria desse país. Só precisávamos de um presidente que não fosse do mecanismo, mas infelizmente a maioria do congresso e do senado ainda é. As mudanças feitas na condução de vários órgãos não saem na mídia, mas o povo que trabalha já sente a diferença.
    25
    14



  • Nego Preto

    Sábado, 27 de Abril de 2019, 13h42
  • Esse deputado não dá uma dentro. Dias atrás chamou um outro deputado de vagabundo, entre outras ofensas, buscando defender o Bozonaro. Creio que as cenas dos próximos capítulos sejam sobre a cassação desse Medeiros maluco.
    13
    17









Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet