A partir do mês de maio os servidores da Justiça interessados em se inscrever para participar do Projeto Mesário Voluntário, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), já poderão se cadastrar diretamente pelo endereço eletrônico www.tre-mt.gov.br.
Conforme o artigo 98 da Lei nº 9.504/1997, “os eleitores nomeados para compor as Mesas Receptoras ou Juntas Eleitorais e os requisitos para auxiliar seus trabalhos serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação”.
O TRE-MT tem buscado ainda parcerias com instituições de ensino e secretarias de Educação do Estado e do Município com o objetivo de convidar estudantes para comporem a força de trabalho da Justiça Eleitoral no Pleito desse ano.
Implantação do Programa - O Programa Mesário Voluntário foi criado com o objetivo de incentivar o voluntariado voltado à prestação de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos. A Justiça Eleitoral, considerando a importância do tema, realiza, desde 2004, ações nesse sentido.
O projeto busca a ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea. A intenção é cadastrar mesários voluntários, universitários ou não, qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição.