Deputada estadual Janaina Riva (MDB) e o senador Jayme Campos (União) voltaram a se reunir para discutir as eleições do ano que vem em Mato Grosso, diante do cenário de pouco espaço dentro do grupo do governador Mauro Mendes (União), que já afiançou apoio ao seu vice, Otaviano Pivetta (Republicanos), como seu futuro sucessor. Os dois são considerados ‘desajalojados’ do grupo governista majoritário.
No encontro que teve como mediador o deputado estadual Eduardo Botelho (União), os dois pré-candidatos ao Senado, avaliaram a atual conjuntura e firmaram um pacto de ‘não agressão’, deixando as portas abertas para uma possível aliança, que não é descartada por ambos. Os dois também chegaram a um acordo para a contratação de pesquisas eleitorais qualitativas e quantitativas. O objetivo é que os dois ‘troquem figurinhas’ de suas respectivas pesquisas para saber a intenção de voto do eleitorado mato-grossense.
Durante o café da manhã, Janaina Riva deixou claro que sua intenção é disputar o Senado Federal, mesmo com o fato de o governador ter rompido politicamente com ela e ser tratada como oposição. Já o senador Jayme Campos voltou a reafirmar que poderá disputar o governou ou a reeleição. Porém, não deu certeza de sua decisão, alegando que é preciso esperar 2026 chegar para afunilar as articulações e definições. Essa é a segunda vez que a deputada e o senador se reúnem. No primeiro encontro, a deputada até sugeriu que Jayme ingressasse no MDB para disputar o governo do Estado, com ela de senadora.
Nos bastidores, a aproximação de Jayme com Janaina Riva e outros nomes de fora do atual grupo de sustentação do governo Mauro Mendes é visto como uma forma de provocação, para mostrar que o senador teria outras alternativas caso seja ‘escanteado’ da chapa majoritária. Isso porque o governador Mauro Mendes não quer perder de vista o apoio de pelo menos parte dos bolsonaristas para sua candidatura ao Senado.
Além de saber da força do bolsonarismo perante o eleitorado do Estado, Mendes chegou a firmar um acordo com o ex-presidente Jair Bolsonaro para caminhassem juntos no ano que vem. A ideia é postergar o máximo possível sua decisão final para evitar um confronto direto, seja com os bolsonaristas, ou com os irmãos Campos.
A movimentação dos aliados e ex-aliados do governador Mauro Mendes ocorre porque com a decisão do mesmo em apoiar Pivetta e com a sua eventual candidatura ao Senado só sobraria apenas uma vaga na chapa majoritária. No entanto, nomes como de Janaina Riva, Jayme Campos, Cidinho Santos (PP) e Max Russi (PSB) também são apontados nos bastidores como possíveis candidatos majoritários, caso o projeto Pivetta não se viabilize eleitoralmente.
Rico
Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 10h34Jotinha
Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 09h34POBRE DE DIREITA
Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 09h19Daniel
Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 09h17Eleitor
Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 09h03Lula
Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 08h47JOAO DA SILVA
Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 08h23