27 de Janeiro de 2020,

Política

A | A

Quinta-Feira, 19 de Junho de 2014, 09h:32 | Atualizado:

CONHECENDO A MÁQUINA

Julier conhece estrutura das secretarias

julier-rafael.jpg

 

O pré-candidato ao governo de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva (PMDB), visitou na tarde desta última quarta-feira (19), a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), que fica no Centro Politico Administrativo (CPA), para conhecer o programa de desenvolvimento, implementação e o funcionamento do órgão. Está foi a primeira das séries de visita que o ex-juiz federal programou para conhecer as secretarias de Estado e as sua politicas. Durante a visita, o secretário da Secitec, Rafael Bastos, acompanhou e apresentou todas as politicas que estão em andamento em Mato Grosso.

Para Julier, os avanços obtidos pelo Estado com a ampliação da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), com o aumento de investimento na Fundação de Amparo a Pesquisa à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e o aumento da oferta da Educação Profissional de Nível Médio, o levaram a querer conhecer a iniciativa. “O Estado de Mato Grosso já vem sendo referência em algumas áreas que são desenvolvidas pela Secitec, como por exemplo, a Faculdade Indígena que surgiu dentro da Unemat e é exemplo na América Latina. Sem contar com o aumento do acesso a universidade com a ampliação de cursos na Unemat. E isso tem produzido bons resultados. Uma das nossas prioridades será investir nessa área de Ciência e Tecnologia. Vamos concluir a implementação do Parque Tecnológico que esse atual governo está planejando. Queremos implantar a Unemat na Baixada Cuiabana, por 42% dos recursos que são destinados para ela, são oriundos dos impostos recolhidos na Baixada Cuiabana”, explicou Julier.

O peemedebista também se empolgou com a oferta de cursos técnicos pelos gestores estaduais. “A profissionalização dos nossos trabalhadores será fundamental para avançarmos na industrialização do nosso Estado. Precisamos qualificar a nossa população, para atrair as grandes indústrias para a nossa região. Vamos investir nas nossas Escolas Técnicas, principalmente em parceria com o governo federal através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que vai ofertar 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação, a partir de 2015. Só este ano, serão ofertados 8 milhões de matrículas e Mato Grosso deve aproveitar essa parceria”, finalizou.

Já o secretário Rafael Bastos, destacou o trabalho em equipe da secretaria e apresentou todas as politicas em andamento. “A secretaria vem trabalhando desde 2011 para realizar esse trabalho. Em três anos conseguimos Concluir o Plano Estadual de Ciência e Tecnologia, entregamos recentemente ao governador o estudo de viabilidade do 1° Parque Tecnológico de Mato Grosso, aumentamos os investimentos na Unemat e somos um dos primeiros estados em número de matriculas no Pronatec. Também aumentamos o número de Escolas Técnicas, ou seja, demos um salto de qualidade, de investimento e planejamento nesta área”, destacou Bastos.

Na próxima semana, Julier continuará as suas visitas institucionais nas demais secretarias estaduais. A previsão é que até o dia 5 de julho, o pré-candidato ao Paiaguás, visite todas 18 secretarias e demais Autarquias do governo Silval Barbosa.

 

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • luiz carlos | Quinta-Feira, 19 de Junho de 2014, 15h00
    0
    0

    Só agora!!!! Não tá atrasado não?? Faça-me o favor!!!

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS