Política Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2024, 23h:27 | Atualizado:

Terça-Feira, 20 de Fevereiro de 2024, 23h:27 | Atualizado:

FALHA DE SISTEMA

Justiça dá 15 dias para Estado explicar descontos salariais de faltosos

Sindicato alega que servidores não conseguem justificar ausências

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

PAIAGUAS-GOVERNO.jpg

 

O juiz da Vara de Ações Coletivas, Bruno D’Oliveira Marques, deu 15 dias para o Governo de Mato Grosso explicar quantos servidores sofreram descontos em seus salários em razão de faltas ao trabalho. O Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma-MT) ingressou com um processo alegando que os trabalhadores vêm sendo prejudicados em razão da impossibilidade de justificar ausências nos sistemas de registro de frequência da pasta.

Em decisão publicada no último dia 5 de fevereiro, o juiz negou o pedido do Governo do Estado, que tentou encerrar o processo alegando que o processo foi ingressado pelo Sisma sem a realização de uma assembleia de seus membros. “Os sindicatos possuem legitimidade para defender judicialmente interesses coletivos de toda a categoria, e não apenas de seus filiados. A presente ação foi ajuizada por entidade sindical, atuando em nome próprio e na defesa de interesses individuais homogêneos de seus filiados, o que configura típica hipótese de substituição processual”, esclareceu o magistrado.

Ao final da decisão, Bruno D’Oliveira Marques encaminhou uma série de questionamentos tanto ao Sisma quanto ao Governo do Estado para obter outras informações de modo a ter elementos que o farão decidir sobre a questão. “Em relação ao universo de representados pela entidade sindical, quantos servidores foram afetados pelos descontos salariais alegadamente injustificados?”, diz uma das indagações, remetidas tanto ao Sisma quanto ao Governo do Estado.

No ano de 2022, o sindicato obteve uma vitória parcial no processo, quando o Poder Judiciário determinou a suspensão dos descontos na folha de pagamento dos servidores “sem notificação prévia do interessado, com prazo para apresentação de justificativa”.





Postar um novo comentário





Comentários (10)

  • Edmar Roberto Prandini

    Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024, 12h30
  • O sistema Webponto tem muitas falhas em seu funcionamento, que muitas vezes causam problemas para o registro de frequência dos servidores, outras vezes impedem o acesso por falhas nas senhas, outras vezes porque o leitor biométrico não funciona, etc. Mas, pior do que todas estas falhas, é o fato de que o webponto não se comunica diretamente com o sistema SEAP, responsável pela gestão das folhas de pagamento. Ou seja, depois de gerar seus relatórios, o webponto não o informa ao SEAP, mas precisa de pessoas repassando os dados para o SEAP, o que aumenta o risco de erros. Além disso, não existe um fluxo regular desenhado, de tal modo que não se sabe com exatidão como as informações serão transportadas de um sistema para outro. Com isso, é possível que registros de faltas de um mês não sejam repassados ao SEAP, sendo acumulados para meses seguintes; ou então, o fluxo de justificativas deixem de ser apresentadas e avaliadas; ou então, que os descontos de faltas não tenham sua contrapartida no ressarcimento dos descontos previdenciários e de imposto de renda. Ou seja, há muitos problemas na gestão da folha de pagamentos no governo estadual.
    3
    0



  • Nascimento

    Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024, 12h01
  • eu trabalho na SES e nunca tive problemas para o registro de meu ponto, assim como apresentar as justificativas quando devidas.
    0
    2



  • Dudu

    Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024, 11h45
  • O problema, muitas vezes está na falta em que o servidor faltou para atender o Estado ou até mesmo por erro no sistema. Muitas vezes os gestores querem que o servidor use justificativas como se o mesmo fosse culpado pela falta.
    1
    0



  • O meu no seu

    Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024, 10h53
  • Sem nenhuma dúvida faltou tem que descontar, mas o problema começa por aí em nenhum lugar do mundo o desconto pode ser em off, tem que ter o devido processo legal que é a anuência do servidor quando o estado era uso o mesmos tributos é o processo legal, coisas do Brasil sem noção
    4
    0



  • JP

    Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024, 10h44
  • Esse governo tenta de todas as formas meter a mão no salário do servidor, esse tal ponto eletrônico é falho ...e pra justificar é pior ainda pois o servidor tem que pedir clemência para os chefes pra que tenha o ponto validado!!! Governo FDP!!!
    4
    2



  • RSANTOS

    Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024, 10h06
  • se faltou tem que descontar mesmo,,,, eu que to pagando esses péssimos atendentes públicos...
    4
    9



  • luiz inácio

    Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024, 08h34
  • Se faltou e não justificou tem que cortar mesmo mas se o problema foi no sistema do ponto, tem que ser indenizado... só assim a conta fecha.
    10
    2



  • Waldir cpa

    Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024, 08h06
  • Em referência ao comentário do "O cara", quando o sistema não funciona direito tem que não funcionar para todos correto? A pergunta é, está ocorrendo isso?
    2
    0



  • Waldir cpa

    Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024, 08h04
  • Quer dizer que falta serviço sem justificativa e não pode descontar os dias não trabalhados? Aí é fácil mesmo.
    3
    5



  • O cara

    Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024, 05h35
  • O sistema de registro de ponto tem gerado problemas em todos os órgãos. Não funciona direito.
    26
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet